quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Fé Acima dos Sentimentos

"Ele já mostrou a você o que é bom; e o que o Senhor pede de você? Que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus" (Miquéias 6:8)

Estou casado com a Cathe há 45 anos. Quando a conheci, ficava um pouco nervoso quando estava próximo a ela. Sentia um frio na barriga.

Mas não me sinto mais desse jeito quando estou com ela. Na realidade, se precisar dizer para ela um dia, “Cathe, estou me sentido nervoso falando com você”, ela pensaria que estava tendo um ataque de coração ou algo do gênero. Não posso esperar ter aquela mesma experiência emocional a todos os momentos em todos os dias do nosso casamento.

É o mesmo com nosso relacionamento com Deus. A Bíblia diz que o justo viverá pela fé (Romanos 1:17); não diz que o justo deve viver pelos sentimentos. De fato, nossos sentimentos podem nos levar por caminhos enganosos. Podemos ter todos os tipos de reações emocionais para todos os tipos de coisas.

Acho que às vezes, vamos à igreja e queremos ter um momento de revelação. Achamos que precisamos de um toque emocional. Não, não precisamos. Precisamos apenas adorar a Deus, quer tenhamos vontade ou não. Precisamos entender que a vida cristã é um caminhar por fé.

Tenho um relógio que me monitora constantemente, mostrando quantos passos já dei e se já alcancei o meu objetivo diário de caminhada. Não seria fantástico ter um relógio que monitorasse nossa leitura da bíblia e nossos tempos de oração, que nos ajudasse a nos manter na linha em nossa vida espiritual?

Acho que uma das melhores definições para uma vida espiritual é, parafraseando Nietzsche, uma obediência constante em uma mesma direção. É pôr um pé na frente do outro e caminhar com o Senhor todos os dias. Alguns dias você sentirá algo, outros dias não.

Isto porque o nosso objetivo como cristãos é andar com Deus e viver pela fé. Você está andando com Deus hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário