quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Cuide do Seu Coração

"Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo" (Hebreus 3:12)


Às vezes, pessoas criadas em lares cristãos se rebelam contra isso e se tornam os piores pecadores. Por outro lado, às vezes alguns dos maiores santos não vêm de lares cristãos. Isso só depende da pessoa. Adoramos colocar toda a culpa em nossos pais. Mas temos o poder de decisão pela direção que tomamos na vida, independentemente de como fomos criados (ou de como não fomos criados). Na verdade, precisamos ter a nossa própria fé. Não podemos viver da fé de outra pessoa. Precisamos de nosso próprio relacionamento com Jesus Cristo.

Um dos lugares mais fáceis em que nossos corações podem se tornar endurecidos ao evangelho é na igreja. À medida que ouvimos a verdade do evangelho, à medida que ouvimos a verdade da Palavra de Deus, decidimos se seremos receptivos ou resistentes a ela. O mesmo sol que amolece a cera endurece o barro. 

Tomemos o faraó do Egito por exemplo. Moisés foi até ele e exigiu que ele libertasse os hebreus do cativeiro. Então o Faraó assistiu milagre após milagre que Moisés realizou pelo poder de Deus. No entanto, o Faraó endureceu o seu coração repetidamente. 

E então lemos que o Senhor endureceu o coração do Faraó. É uma contradição? Não. São dois lados da mesma moeda. O faraó foi quem decidiu endurecer o seu coração na presença de Deus. Poderíamos traduzir essa palavra endurecido como “fortalecido”. Em outras palavras, o Senhor fortaleceu o Faraó na decisão que ele já havia tomado. Deus simplesmente confirmou a escolha do Faraó.

O faraó se dedicou ao mal em oposição direta ao plano redentor de Deus. Não foi Deus quem escolheu o mal para o faraó. Foi ele mesmo. Na verdade, Deus lhe ofereceu oportunidade após oportunidade de se arrepender, mas ele decidiu não fazê-lo.

Sim, os corações podem endurecer, mesmo dentro da igreja. Por isso tenha cuidado.

Um comentário: