"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus" (Mateus 5:3)
Se reescrevêssemos as bem-aventuranças para nossa época atual, elas provavelmente ficariam assim:
Bem-aventurados os ricos, porque eles terão tudo.
Bem-aventurados os belos, porque serão admirados.
Bem-aventurados os populares, porque serão amados.
Bem-aventurados os famosos, pois terão seguidores nas redes sociais.
No entanto, não foi isso que Jesus disse. Ele começou as bem-aventuranças com uma bomba: "Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus" (Mateus 5:3). Ou, para dizer de outra forma: "Felizes os pobres de espírito".
Observe que Jesus não disse: "Bem-aventurados os pobres." Ele disse: "Bem-aventurados os pobres de espírito." Não há bem-aventurança em ser rico ou pobre. A Bíblia não elogia a pobreza, nem condena a riqueza.
Mas a Bíblia diz isso: "o amor ao dinheiro é raiz de todos os males [...]" (1 Timóteo 6:10). Conheci pessoas ricas que eram felizes e pessoas pobres que eram infelizes. Também conheci pessoas pobres que eram felizes e pessoas ricas que eram infelizes.
Portanto, o ponto não é a sua conta bancária. É sobre o seu estado espiritual diante de Deus. A palavra pobre neste versículo vem de um verbo que significa "encolher, agachar-se ou aninhar-se". Mendigos costumavam fazer isso nos dias de Jesus.
Se você quer ser feliz, se quer receber a bênção de Deus, você deve ser pobre de espírito. Isso significa reconhecer sua pobreza espiritual separado de Deus. Significa reconhecer o simples fato de que, separado do Senhor, você está perdido, desamparado e sem esperança.
Se você quer ser feliz, admita o seu verdadeiro estado espiritual. Bem-aventurados os que se vêem como realmente são, porque deles é o reino dos céus.
Quero cada vez mais ser pobre de espírito, saber reconhecer que sem Deus nada sou.
ResponderExcluir