sexta-feira, 13 de maio de 2022

Unidade X Verdade

"Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função" (Efésios 4:16)

Espanta-me com o que as pessoas na igreja ficam chateadas e até se dividem por pouca coisa. Elas não gostam de uma determinada música ou acham que a adoração é muito alta – ou não é alta o suficiente. Nós nos tornamos críticos de adoração e conhecedores de sermões. Enquanto isso, temos irmãos e irmãs em Cristo vivendo em outras partes do mundo que consideram o maior privilégio cantar qualquer música cristã e ouvir qualquer mensagem da Palavra de Deus.

Não há problema em ter opiniões, mas nunca devemos semear a desunião. Que testemunho horrível é para um mundo perdido quando os cristãos estão divididos e brigando. E que testemunho poderoso é quando as pessoas vêem os cristãos amando uns aos outros. Há uma grande declaração atribuída a Agostinho que diz: “No essencial, unidade; em não essenciais, liberdade; em todas as coisas, caridade [amor]”.

Há coisas essenciais que não podemos ceder. Por exemplo, se você me disser: “Greg, eu realmente não acredito que a Bíblia seja inspirada por Deus ou que Jesus Cristo seja o caminho para Deus”, então provavelmente não estaremos muito juntos. Precisamos de unidade no essencial, nas verdades básicas da vida cristã. Não há falsificação.

Mas então, no que não é essencial, há liberdade. Talvez você tenha uma visão diferente sobre os eventos do fim dos tempos. Você não acha que o Arrebatamento possa acontecer a qualquer momento; você acha que isso poderia acontecer no meio do período da Tribulação. Isso não é essencial. Tenho amigos que são pastores e não concordamos em todos os pequenos pontos teológicos. Mas eles são muito bons amigos porque temos muito em comum.

A unidade, entretanto, não é tão importante quanto a verdade. Eu sou a favor da unidade, mas a verdade é mais importante do que qualquer outra coisa, porque se a perdermos, perdemos tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário