sexta-feira, 1 de abril de 2022

Os Que Procuram Defeito

"Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão" (Mateus 7:5)

Alguém definiu fofoca como notícias que você precisa contar logo pra alguém antes que você descubra que não é verdade. Quando Neemias trabalhou para reerguer os muros de Jerusalém, Sambalate desafiou os seus motivos pessoais. Ele escreveu uma carta dizendo: "Dizem entre as nações, e Gesém diz que é verdade, que você e os judeus estão tramando uma revolta e que, por isso, estão reconstruindo o muro. Além do mais, conforme dizem, você está na iminência de se tornar o rei deles" (Neemias 6:6).

Neemias estava sendo acusado exatamente daquilo que Sambalate e os outros inimigos de Neemias eram culpados. Neemias não estava querendo se tornar rei; ele estava servindo ao rei. Neemias foi encarregado desse projeto pelo rei. Ele era amigo próximo do rei, que mandou inclusive guarda costas para o proteger durante o projeto.

Mas os inimigos de Neemias estavam dizendo: "Não, você quer se tornar rei. Você é o centro. Você está querendo aparecer e mostrar o seu ego." Eles estavam, de fato, projetando seus pecados e suas ambições em Neemias.

Isso é o que Jesus estava falando no Sermão da Montanha quando disse: "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?" (Mateus 7:3).

Você não pode julgar as motivações de uma outra pessoa. Você pode julgar as suas ações e fazer análises sobre elas, mas não pode julgar o coração humano. É exatamente isso que Jesus disse: "Não julguem, para que vocês não sejam julgados" (Mateus 7:1).

Pare de julgar as razões de outros e olhe para si mesmo. Cuide de seu próprio caráter e integridade pessoal e Deus cuidará da sua reputação.

4 comentários:

  1. Muito obrigado são ótimos estudos Bíblicos para mim!!

    ResponderExcluir
  2. É vdd a palavra de Deus é viva e eficaz hoje me deparo com essa situação muito julgamento de pessoas que se for vê cometem o mesmo erro só que encoberto que o senhor tenha misericórdia dessas pessoas

    ResponderExcluir