terça-feira, 19 de abril de 2022

O Grupo Inicial de 120

"Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus" (Atos 1:14)

O livro de Atos é a história de um punhado de homens e mulheres que, pelo poder do Espírito Santo, não deixaram o mundo da mesma forma que o encontraram. Eram pessoas comuns que, empoderadas pelo Espírito Santo, foram capazes de fazer coisas extraordinárias.

Este foi o início de um movimento que continua até hoje, porque o livro de Atos é a história do movimento transformador do Espírito de Deus mudando a vida daqueles que o encontram. É, portanto, um livro inacabado.

Não estou sugerindo, naturalmente, que acrescentemos novos capítulos ao livro de Atos. Mas não devemos colocar um ponto onde Deus colocou uma vírgula. Deus ainda está trabalhando, e de certa forma, esses atos do Espírito Santo ainda estão sendo registrados nos nossos dias.

O livro de Atos foi escrito para cobrir um período da história da igreja que se estende por cerca de 30 anos. Ao lê-lo, basicamente vemos um ato atrás do outro. Um capítulo termina com um milagre, e outro começa com algo sobrenatural acontecendo. Assim, podemos erradamente concluir que aqueles crentes do primeiro século presenciavam milagres a todo momento.

Não acho que fosse necessariamente esse o caso. Acho que eles, como nós, tiveram muitos dias de simplesmente andar pela fé e aplicar princípios bíblicos enquanto procuravam obedecer a Deus. No entanto, o livro de Atos é o registo da intervenção do Espírito Santo, que fez coisas incríveis aqui e ali do modo como Ele escolheu fazê-las. É o registo do Espírito de Deus a trabalhar através da Palavra de Deus nos corações e na vida do povo de Deus.

E, em 30 anos, este grupo inicial de 120 cristãos e seus convertidos foi capaz de mudar o mundo.

3 comentários: