terça-feira, 8 de março de 2022

Em Vez Disso, Ore

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus" (Filipense 4:6)

Estava viajando outro dia quando vi um carro à frente com adesivos de "autoescola" dos dois lados, no teto, e na traseira do veículo. Eu abri um espaço grande para aquele carro, pois sei que os alunos ainda não sabem bem o que estão fazendo. Com certeza, em algum momento ao dirigir, eles vão parar sem um motivo aparente. Eu sempre dou bastante espaço para alunos de autoescola, pois eles ainda estão aprendendo.

Mas, depois de estarmos dirigindo por um tempo, podemos nos flagrar comendo um salgadinho, falando ao telefone, e ajustando a estação de rádio, tudo ao mesmo tempo. Não recomendo fazer isso, é claro. No entanto, a ideia é que dirigir nos parece natural, pois ensinamos a nós mesmos como fazer isso; torna-se um reflexo condicionado.

Há também os reflexos naturais, como quando encostamos a mão em alguma coisa quente, e a puxamos rapidamente. Não precisamos ensinar isso, nem mesmo para os nossos filhos. Eles sabem que quando encostam em alguma coisa quente, dói.

Quando se trata de preocupações, precisamos desenvolver um reflexo condicionado. Precisamos transformar nossas preocupações em oração. Quando alguma coisa alarmante ou preocupante vem em nossa direção, nosso reflexo natural é entrar em pânico. O reflexo condicionado - a resposta bíblica, devo acrescentar - é orar.

O apóstolo Paulo escreveu: "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus" (Filipenses 4:6). Perceba que ele nos diz para orar sobre tudo, e não apenas sobre coisas grandes e assustadoras. Sobre tudo.

Deus se interessa pelas coisas grandes. Deus se interessa pelas coisas pequenas. E, às vezes, as coisas pequenas se transformam em grandes rapidamente, não é mesmo? Pequenos problemas, de repente, podem se tornar grandes. Da próxima vez que você ficar tentado a se preocupar, ore.

7 comentários:

  1. Amém vdd , sabemos que Deus tem as respostas para todas as coisas, assim mesmo nos esquecemos de orar , pedindo solução e calma na hora das aflições! Senhor Jesus dai-nos sabedoria sabedoria .

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaa,exatamente o que precisava ler neste dia,como estava ansiosa em relação a muitas coisas na minha vida. Glória a Deus por esta palavra!

    ResponderExcluir
  3. Tenho que aprender a confiar mas na vontade de DEUS e ora mais 😇🙏

    ResponderExcluir
  4. Amém. Deus sabe de todas as coisa😊💖

    ResponderExcluir