quarta-feira, 16 de março de 2022

Coragem Diante da Crítica

"Quando Sambalate soube que estávamos reconstruindo o muro, ficou furioso. Ridicularizou os judeus" (Neemias 4:1)

Neemias e seus companheiros judeus tinham acabado de começar a reconstruir os muros de Jerusalém quando as críticas começaram. Sambalate zombou e disse: “O que aqueles frágeis judeus estão fazendo? Será que vão restaurar o seu muro? Irão oferecer sacrifícios? Irão terminar a obra num só dia? Será que vão conseguir ressuscitar pedras de construção daqueles montes de entulho e de pedras queimadas?" (Neemias 4:2).

Há mais do que uma pitada de antissemitismo nessa declaração. Mesmo assim, Neemias estava determinado a prosseguir e fazer o que Deus o havia chamado a fazer.

É divertido ser ridicularizado? Não, absolutamente. Não é nada agradável. Veja, por exemplo, a forma como Hollywood retrata os cristãos – a Hollywood que quer estabelecer os padrões morais para todos nós seguirmos. Eles adoram retratar os cristãos como tolos, bufões, racistas, misóginos... e a lista continua. Em suas mentes, nós cristãos somos tudo o que há de errado com o mundo – e nem se fala dos pregadores. Isso é uma forma de perseguição.

No entanto, Jesus disse: “"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês” (Mateus 5:11–12).

Talvez você esteja pensando: “Bem, não é uma coisa tão feliz quando você é perseguido.” Sim, mas entenda que é uma confirmação de que você é um filho de Deus. Apenas certifique-se de que você é perseguido pelo motivo certo. Às vezes, somos perseguidos por sermos maus, duros ou qualquer outra coisa. Se você está sofrendo perseguição, certifique-se de que seja pelo motivo certo.

6 comentários: