quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Como Encontrar Contentamento

"Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:11-13)

Um psicólogo que realizou uma pesquisa sobre o que traz contentamento observou: “Se as pessoas se esforçam por um certo nível de riqueza pensando que isso as fará felizes, descobrem que, ao alcançá-lo, elas se habituam rapidamente a esse ponto e logo começam a ansiar pelo próximo nível de renda, propriedade ou boa saúde.”

Obter mais coisas não trará contentamento. Alguém que ganha milhares de dólares pensa: “Ah! Se eu fosse um milionário.” O milionário pensa: “Ah! Se eu fosse um bilionário.” Isso está sempre fora do alcance deles.

Em sua carta à igreja em Filipos, Paulo disse que havia encontrado o segredo do contentamento. O interessante é que Paulo estava passando por circunstâncias adversas quando escreveu isso. Ele não estava relaxando em alguma praia do Mediterrâneo, comendo do bom e do melhor. Ele era um prisioneiro de Roma. Estava enfrentando um futuro incerto. No entanto, ele escreveu muito sobre alegria, júbilo, felicidade e contentamento.

Como isso é possível? A resposta é encontrada na palavra que Paulo usou e fez referência repetidas vezes em sua carta: Mente. O que nos leva a um ponto simples: O segredo do contentamento é encontrado na maneira como um cristão pensa. Não é encontrado na forma como ele se sente, porque nossas emoções oscilam. Não baseamos o contentamento na maneira como nos sentimos; nós a baseamos na maneira como pensamos.

Meu amigo Max Lucado colocou desta forma: "A boa vida não começa quando as circunstâncias mudam, mas quando nossa atitude muda em relação a ela."

Paulo havia experimentado prazer e saúde, bem como doença e fraqueza. Ele teve altos e baixos. Ele era um herói para alguns e um vilão para outros. Mas aprendeu isso. O contentamento não vem da conquista de nossas circunstâncias. Ao contrário, vem de aprender a conviver com elas.

9 comentários:

  1. A paz de Cristo a todos. Parabéns pelo excelente trabalho, que maravilha poder ler um devocional tão bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do senhor é muito gratificante para mim Glória a Deus

      Excluir
  2. todo dia eu leio sábias palavras Deus abençoe a todos inspiração divina

    ResponderExcluir
  3. Deus continue te dando sabedoria para continuar a fazer esses devocional maravilhoso de se lê.

    ResponderExcluir
  4. Palavra de Deus alimento para nossa alma, para nosso corpo, para nosso espírito.

    ResponderExcluir
  5. De grade valia, momento de paz e alegria, está diante desse incinamento.

    ResponderExcluir