sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Quando Deus Faz Um Herói

Assim seus irmãos tiveram ciúmes dele; o pai, no entanto, refletia naquilo.

Gênesis 37:11Assim seus irmãos tiveram ciúmes dele; o pai, no entanto, refletia naquilo.

Gênesis 37:11
"Assim seus irmãos tiveram ciúmes dele; o pai, no entanto, refletia naquilo" (Gênesis 37:11)

A vida de José tem todas as características de um especialista em superação. É a história de um pai excessivamente indulgente, um filho um tanto mimado, irmãos ciumentos e uma crise alimentar internacional. Mas também é uma história que mostra a mão de Deus trabalhando em cada cena, governando e anulando as decisões que as pessoas tomam.

No final, Deus construiu um herói. Ele salvou uma família e criou uma nação que se tornou uma bênção para toda a terra: a nação de Israel. Veja, José não foi apenas um transformador do mundo. José foi, literalmente, um salvador do mundo. Por causa das decisões que ele tomou, milhares de pessoas tiveram suas vidas transformadas e salvas. A história de José é um conto clássico do caminho da pobreza à riqueza, na medida em que ele enfrentou contratempos constantes e saiu da obscuridade total para se tornar o segundo homem mais poderoso da Terra.

José foi um homem que usou a sua fé. Embora vejamos alguns heróis da fé nas Escrituras lutando com a dúvida ou experimentando lapsos momentâneos de fé, não podemos encontrar um único tom de dúvida na vida de José.

A fé é como um músculo. Precisa ser colocada em prática e aplicada. José certamente fez isso. Em sua história, aprendemos como superar as adversidades, como enfrentar a inveja dos outros, como resistir à tentação sexual e como se apegar e ter fé nas promessas de Deus.

Curiosamente, o próprio José parecia ser alguém com poucas promessas. Ele era um menino pastor simples, o décimo primeiro de doze filhos. Ele também era um jovem mimado, dado a visões de grandeza em alguns aspectos. José teve sonhos, mas, em seu caso, seus sonhos vieram de Deus - e Deus o preservou e o abençoou.

Se você quer mudar o mundo, precisa ser um homem ou mulher de fé.

3 comentários: