segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Ame a Deus e Faça Como Quiser

"Respondeu Jesus: ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento" (Mateus 22:37-38)

Muitos dizem que amam a Deus mas, às vezes, ficamos pensando se é assim mesmo, pois sua conduta parece contradizê-los.

O Evangelho de Mateus nos conta de uma ocasião em que líderes religiosos foram até Jesus com uma cilada. Tentaram fazê-Lo indicar qual o maior dos mandamentos. Mas em vez de lhes responder a pergunta, Ele diz-lhes como amar a Deus e o que isso de fato significa.

Jesus disse: "'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" (Mateus 22:37-40). Jesus foi ao centro da questão acerca do amor a Deus.

Parafraseando com alguma liberdade o que Jesus disse: "Gente, em vez de se concentrar nesse monte de regras, experimentem o seguinte. Apenas amem a Deus. Se amarem a Deus como devem, todo o resto vai se ajustar."

É por isso que Agostinho, um dos primeiros pais da igreja, disse: "Ame a Deus e faça como quiser." Soa quase doido, mas não é. Se você realmente amar a Deus como a Bíblia lhe diz para amá-Lo, você vai querer fazer o que agrade a Ele.

Quando você ama a Deus "de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento", você O ama com toda parte do seu ser. Para os antigos hebreus a palavra coração não se referia tanto às emoções como ao centro do nosso ser. Para o cristão, o objetivo não é se concentrar em seu coração; é concentrar seu coração em Deus.

10 comentários: