sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Quando o Mal Se Espalhou Pela Terra

"Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra; e isso cortou-lhe o coração" (Gênesis 6:6)

Anos atrás, estávamos na cidade de Nova York quando os garis entraram em greve. Havia lixo por toda a parte - lixo amontoado - sem mencionar os vermes. Foi uma confusão danada.

Isso é um pouco parecido como o planeta Terra era moral e espiritualmente nos dias de Noé. Cheirava muito mal. Gênesis 6 nos diz que Deus realmente se arrependeu de ter feito a humanidade. Por que ele estava arrependido? O versículo 5 nos dá a resposta: "O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal."

Era "somente para o mal", não "ocasionalmente para o mal." Não havia nem mesmo pensamentos bons que os pegassem esporadicamente. Era mal sobre mal, em todas as camadas. Na verdade, a frase hebraica usada aqui pode ser traduzida para dizer que a maldade atingiu um alto grau, ou o mais alto grau. Como resultado, Deus estava prestes a trazer o julgamento à Terra.

Por que um Deus amoroso traria julgamento? Porque Deus não é apenas amoroso, mas Ele também justo. Como Abraão disse corretamente: "Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?" (Gênesis 18:25). Se as pessoas podem violar flagrantemente e continuamente as leis de Deus, assassinando, destruindo e pervertendo tudo o que é certo, é benéfico para Deus se afastar e não fazer nada? Na verdade, isso não faz sentido. Deus é bom. Deus é amoroso. Deus é direito. E Deus é justo.

Quando Deus falou com Noé, as coisas estavam tão ruins quanto poderiam estar. Noé era um fiel dos últimos dias que nos mostrou que podemos viver vidas segundo a vontade de Deus em um mundo ímpio. Ele viveu uma vida justa em um lugar injusto, brilhando como uma luz forte nas circunstâncias mais tenebrosas que se possa imaginar.

13 comentários:

  1. Amém...
    Glória à Deus, por essa palavra...

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus. Palavra edificante.

    ResponderExcluir
  3. Deus é bondade misericórdia,mas também é justiça! Louvado seja o nome do Senhor!!!

    ResponderExcluir
  4. Deus abençoe e continue lhe dando expirações cada manhã..

    ResponderExcluir
  5. Hoje estamos vivendo este tempo,onde as pessoas não honram a Deus e sem amor ao próximo

    ResponderExcluir
  6. Louvado e exaltado seja o Senhor nosso Deus!!!! 🙌🙏

    ResponderExcluir
  7. Acabei de conversar com minha esposa sobre esse texto. Quando coloquei meus na leitura desta manhã senti a confirmação de Deus.

    ResponderExcluir
  8. Que possamos ser a luz e viver uma vida justa e reta diante do senhor no nosso bairro, nossa cidade e nosso país, levando essa luz que é Cristo em nosso testemunho de vida sempre. Louvado seja o Senhor!

    ResponderExcluir
  9. So o Senhor é Deus, mediante ao caos que estamos vivendo, é cada dia, cada minuto, ficarmos ligados nas promessas do Senhor !!!

    ResponderExcluir