sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Liberdade e Responsabilidade

"Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos" (1 Coríntios 8:9)

Quase poderia dizer que sou um especialista em pessoas bêbadas. Isso soa estranho vindo de um pastor, mas deixe-me explicar. Passei os primeiros dezessete anos de minha vida cercado de alcoólatras furiosos. Todas as noites, minha mãe bebia e praticamente desmaiava. Eu via os seus amigos, os efeitos que o álcool tinha sobre eles e a subsequente destruição de suas vidas. Vi o que o álcool faz.

Alguns cristãos dizem que têm liberdade para beber. Mas, com essa liberdade, eles também devem ter muito cuidado. Existem crentes que vieram de um contexto alcoólico. E se um novo cristão que foi gloriosamente libertado do alcoolismo, vir outro crente bebendo? E se eles racionalizarem que não há problema em beber - e então voltarem a ter esse estilo de vida?

Como crentes, estamos todos conectados. A Bíblia diz: “Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor” (Gálatas 5:13).

Aqui está um insight profundo: se você não bebe, nunca ficará bêbado. Mas se beber, pode ficar bêbado. Provérbios 23:32-33 diz o seguinte sobre o álcool: “No fim, ele morde como serpente e envenena como víbora. Seus olhos verão coisas estranhas, e sua mente imaginará coisas distorcidas.”

A Bíblia diz: “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor” (Efésios 5:18-19). Eu preferiria estar sob o poder do Espírito Santo do que dos espíritos. Nunca vi uma única coisa boa que resultasse da bebida.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com a observação,eu também vim de uma família que bebia.e o meu pior problema quando me converti ao cristianismo, foi a libertação do vício álcool,mas glórias a Deus hj sou nova criatura em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir