quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Um Pai no Céu

"Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome" (Mateus 6:9)

Eu não tive um pai durante a minha infância, acompanhando o meu crescimento. Minha mãe foi casada e divorciada sete vezes, tendo ainda muitos namorados entre esses casamentos. Ela parecia gostar de passar de um relacionamento para outro, se assim podemos dizer, e me dizia para chamar esses homens de pai.

Depois de cerca de três caras, eu estava ficando cansado. Minha mãe me apresentava a um completo estranho e dizia: "Este é o seu novo pai. Chame-o de pai." Mas eu não queria chamar esses caras de pai, com exceção de um homem chamado Oscar Laurie. Ele me tratou como um pai deveria tratar um filho.

No que é conhecida como a oração do "Pai Nosso" em Mateus 6:9, Jesus disse aos Seus discípulos: "Vocês, orem assim: 'Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome'." Este foi um pensamento revolucionário para um judeu. Os judeus do primeiro século não chamavam Deus de "Pai". Na verdade, eles consideravam o Seu nome com tanta reverência e respeito, que nem mesmo o pronunciavam.

Em todo o Antigo Testamento, Deus é referido como "Pai" menos de sete vezes. Quando Ele é referido dessa forma, é indiretamente ou, melhor dizendo, à distância. Então, quando Jesus se referiu a Deus como Seu Pai, Ele foi acusado de blasfêmia.

Jesus nos dá essa permissão. Mais ainda: Ele nos incentiva a orar "Pai nosso, que estás nos céus!". Nosso Pai Celestial é diferente de nossos pais na Terra. Pais e mães podem decepcionar seus filhos. E os filhos podem decepcionam os seus pais. Todos nós nos decepcionamos às vezes.

O salmista Davi, que sabia o que era ter um pai que não o amava, disse que Deus é "Pai para os órfãos [...]" (Salmo 68:5). Deus será esse pai para você.

9 comentários:

  1. Glória ao Pai, Glória ao filho, e ao ESPÍRITO SANTO

    À M E M ...

    ResponderExcluir
  2. Amém . Esse devocional de vc e tremendo .tbm nunca conheci meu mas .mas eu glorifico ao meu Pai celestial que sempre cuidou de mim .ate antes que eu mim formassem no ventre da minha mãe ele já cuidava da minha história .te amo meu Pai celestial

    ResponderExcluir
  3. Eu te amo também meu PAi do céu e glorifico o teu nome e seja feita a tua vontade em mim que é perfeita e agora davel

    ResponderExcluir
  4. GLÓRIA A DEUS,ALELUIA AO CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO.
    JESUS CRISTO,MEU BISPO E PASTOR SENHOR E SALVADOR.AMÉM...

    ResponderExcluir
  5. Amem Deus abençoe vocês eu amo meu pai celestial gloria a Deus

    ResponderExcluir
  6. Deus e tudo de bom sem os cuidados e sem sua proteção nada somos obrigado meu deus.pois mesmo sem merecer-mos cuida de todos nós

    ResponderExcluir
  7. Amém esse cuidado foi tão grande que deu seu filho em nosso lugar pois nos é que merecíamos a cruz e não Jesus mais a prouve à Deus assim faze-lo por nossas vidas não sei como agradecer ao Senhor por tudo que fez .Ti Amo ❤ Jesus.

    ResponderExcluir