terça-feira, 21 de setembro de 2021

Luz Para o Caminho da Vida

"A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho" (Salmos 119:105)

Tudo o que precisamos saber sobre Deus está na Bíblia. Não há exceções. Para conhecer a vontade de Deus para nossas vidas, devemos reconhecer que Ele fala, principalmente, através da Sua Palavra.

No Dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo foi derramado, todos tentavam entender o que estava acontecendo. Pedro levantou-se e disse: "[...] isto é o que foi predito pelo profeta Joel" (Atos 2:16). Precisamos ter uma base bíblica para tudo o que falamos e fazemos.

Isso não significa tirar as Escrituras de contexto, o que acontece com bastante frequência. Muitas pessoas leem a Bíblia somente espiando e selecionando o que interessa, pegando um versículo aqui e outro ali.

Imagine que você estivesse lendo uma carta que alguém lhe escreveu. Primeiro lê a conclusão, depois lê o meio, e depois lê algo de outra carta que foi enviada para você. Isso não vai funcionar. Você precisa ler essa carta contextualmente. Leia o começo, o meio e depois o fim pra que ela faça sentido.

Da mesma forma, quando estamos interpretando as Escrituras, devemos entender a quem foi originalmente escrita tal carta e qual era o seu significado original. Um pouco de compreensão do idioma original também pode ser útil.

A Bíblia nos diz que "toda a Escritura é inspirada por Deus [...]" (2 Timóteo 3:16). Outra maneira de traduzir este versículo é: "toda a Escritura é soprada por Deus." Se você quer conhecer a vontade de Deus, então deve estar familiarizado com a Palavra de Deus. O salmista disse: "a tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho" (Salmo 119:105).

Precisamos conhecer a Palavra de Deus se queremos saber algo sobre Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário