sexta-feira, 9 de julho de 2021

O Problema com a Palavra Amor

"Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele" (1 João 4:16)

Temos uma palavra na língua portuguesa para amor, e nós a usamos para tudo, desde "amo meu trabalho" ou "amo meu carro" até "amo meu cachorro" ou "amo pastel."

Na língua grega existem múltiplas palavras para designar "amor". Não é só uma palavra. Tem Eros, que principalmente se refere a atração física. Tem Phileo, que fala do amor fraternal, o amor entre amigos e família. Tem Stergo que é o amor paternal/maternal para cuidar da prole. E tem Ágape , que é mais comumente traduzido como amor no Novo Testamento.

Agora, cada um desses amores tem o seu lugar em um relacionamento. Eros não é sempre ruim. É uma palavra grega que fala da atração física e sexual, e Eros não tem problema desde que esteja no lugar certo. Se Eros estiver em um casamento, onde ele pode cumprir fielmente o seu papel, é uma coisa boa. Mas, fora do casamento, ele se torna problemático e até pecaminoso.

Enquanto Eros quer alguma coisa de alguém, Phileo lhe dá algo, mas espera algo em troca. Ágape, por outro lado, vai te dar alguma coisa sem querer nada em troca.

Se fôssemos comparar esses amores com dar presentes, Eros iria dizer: "Só quero que você me dê meu presente agora". Phileo diria: "Vou te dar um presente, mas o que você vai me dar em troca?" E Ágape iria dizer: "Eis aqui um presente que você nunca conseguiria pagar; mas eu estou lhe dando mesmo assim, simplesmente porque eu te amo."

Tragicamente, muitos relacionamentos hoje são construídos em Eros. Pessoas vão de um relacionamento para outro sob a justificativa de estarem apaixonadas, quando, de fato, nunca experimentaram genuinamente um amor que vai durar toda uma vida.

Apesar de existir um lugar para o amor Phileo e para o amor Eros, queremos construir os nossos casamentos no amor Ágape.

9 comentários:

  1. Que o Espírito Santo oriente e inspíre homens e mulheres de compromisso com nosso eterno salvador Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Informações excelente em relação a palavra AMOR, realmente a uma classificação na sociedade quando se usa essa palavra e hoje em dia infelizmente estamos praticando mais a palavra amor phileo que é a troca e correndo atrás tá o amor Eros, que é a paixão física e estamos esquecendo do AMOR VERDADEIRO QUE É O ÁGAPE.

    ResponderExcluir
  3. não tenho nenhum comentário a fazer

    ResponderExcluir
  4. O Amor é tudo q se deve manter como solução na nossa vida.
    Lógico com a permissão do nosso Senhor Jesus Cristo !🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor JESUS
    Bom dia,estava ontem pensando nisso,
    O casamento não é uma troca mais uma só carne,um cuidando do outro com carinho,zelo e muito amor,não um amor só vou fazer se fizer pra mim!
    Eu vejo que tem pessoas que se casam e tentam mudar o outro digo isso,pois eu fui assim no começo do meu relacionamento,achei quando casasse iria mudar...Tive que passar por meios de tempestades pra entender quem precisava mudar era eu😱
    Tive que aprender a lidar com situações difíceis,ter paciência e adquirir perseverança na caminhada isso só validou mais meu ministério,tudo que eu vivi está servindo de experiência pra muitas mulheres.
    Casamento não é mar de flores,como filmes e novelas estampam,até são flores mais com muitooos espinhos,tem que ser tiradas devagar pra não ferir vc e nem a ninguém palavras são pedras que precisam ser lapidadas aos poucos com tempo,se jogadas com força dóiiii tanto.
    Eu agradeço por toda sabedoria e discernimento que JESUS me deu
    Obg

    ResponderExcluir
  6. Que Deus possa nos encher de amor

    ResponderExcluir
  7. O amor de Deus e lindo demais ❤️

    ResponderExcluir
  8. SIM. DEVEMOS TER ´´ AMOR ÁGAPE ´´ tanto no Casamento, como em outras situações. AMÉN.
    DEUS VOS ABENÇOE.

    ResponderExcluir