quinta-feira, 1 de julho de 2021

O Mau Uso do Nome de Deus

“Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” (Filipenses 2:10-11)

Você se importa com o seu nome? Gosta quando alguém lhe calunia ou diz coisas que não são verdades a seu respeito? Isso já aconteceu com você? Comigo já. Ninguém gosta, não é mesmo? Desejamos proteger o nosso nome, a nossa reputação. A Bíblia diz: “A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro” (Provérbios 22:1).

Deus também se importa com o Seu nome. O terceiro dos Dez Mandamentos nos diz: “Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão” (Êxodo 20:7).

Como as pessoas tomam o nome do Senhor em vão? Obviamente, a profanação é um caminho. Interessante como as pessoas, com frequência, usam o nome de Jesus Cristo desta forma. Mesmo descrentes, no seu estado de espiritualidade adormecida, sabem que há algo diferente, algo poderoso a respeito do nome de Jesus Cristo, mesmo quando fazem mau uso dele.

Outro jeito que as pessoas tomam o Seu nome em vão é quando dizem: “Juro por Deus.” E por que falam assim? Talvez, porque as suas palavras não sejam mais confiáveis por si mesmas e por isso acreditem que precisam jurar. Lembre-se do ditado: “se um homem não tem palavra, ele não tem nada.” Se alguém se compromete dizendo que vai fazer algo, significa que tal coisa deverá ser feita, precisa ser cumprida. E quando duas pessoas se comprometem uma com a outra em casamento? Não deve tal compromisso também ser honrado? Portanto, quando se tem que jurar por Deus, há algo errado. A nossa palavra deve ser suficiente. Lembremos o que Jesus disse em Mateus 5:37: “Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno.”

Acredito que o pior jeito de se tomar o nome de Deus em vão, seja quando alguém diz uma coisa, mas faz outra, o que significa hipocrisia. Jesus disse, “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?” (Lucas 6:46) A hipocrisia da igreja é muito pior que a profanação nas ruas.

14 comentários:

  1. SIM. NÃO SE DEVE USAR O NOME DE ´´ DEUS´´ EM VÃO. AMÉN.
    DEUS VOS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  2. Sim e verdade o crente tem quer ser si si nao nao

    ResponderExcluir
  3. Não devemos usar o nome de Deus em vão ! O Senhor é santo, é devemos usar o seu para reverecia-lo




    ResponderExcluir
  4. Verdade não devemos usar o nome de Deus em vão.amém.

    ResponderExcluir
  5. Amém! Aprendi muito sobre ter palavra🙌

    ResponderExcluir
  6. Amém É verdade já podemos tomar o nome de Deus em vão?

    ResponderExcluir
  7. e verdade o nome de Deus é Santo

    ResponderExcluir
  8. Peço que ores pra Deus salvar meu esposo




    ResponderExcluir
  9. Bom dia e a paz do Senhor. sim o crente tem que ser verdadeiro, perante a palavra dele. Amém

    ResponderExcluir