segunda-feira, 19 de julho de 2021

As Duas Palavras Necessárias a Qualquer Casamento

"Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne" (Efésios 5:31)

Há duas palavras muito importantes para manter um casamento forte e vibrante: deixar e separar. O propósito e objetivo do casamento pode ser resumido nessas duas palavras.

Gênesis 2:24 nos diz: "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne." Portanto, se é necessário deixar pai e mãe, todas as outras correntes menores devem ser quebradas, mudadas ou deixadas para trás.

Um casamento de sucesso começa com "deixar", que significa deixar todos os outros relacionamentos. Não me entenda mal. Não estou dizendo que você não deva ter nenhum outro relacionamento depois de casar. Você continua sendo filho(a) dos seus pais, continua tendo irmãos e irmãs. Porém, depois que casa, um novo relacionamento e uma nova família surgem, e essa família deve se tornar sua prioridade número um.

Isso significa dar a outros relacionamentos menor importância. A principal responsabilidade de um marido é para com a sua esposa, e de uma esposa é para com o seu marido. Sim, você ainda deve honrar seus pais, mas o ato de deixá-los deve acontecer.

O separar significa juntar; ele sugere uma ação determinada. Não há nada de passivo no ato de separar, assim como em escalar uma montanha. Você se segura, se agarra nos lados, e é assim que um casamento deve parecer, um segurando no outro. Isso não significa que estão presos um ao outro, mas que estão juntos.

Seu relacionamento mais importante é aquele com o seu cônjuge. Primeiro você deixa, depois você separa. Se isso não for feito, pode acabar prejudicando o seu casamento.

8 comentários:

  1. Boa noite, a palavra "deixar entendí, mas a palavra "separar não entendí. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que o "separar" seja no sentido de separar do seu casamento o que vai ou não agregar valores ou perdas!
      Como qnd se separa grãos ruins qnd vc está pra cozinhar o feijão, o grão que não presta, separe!
      Espero ter ajudado!

      Excluir
  2. Elias, o texto original (em inglês) faz uma brincadeira com as palavras "leave" e "cleave". Sempre que isso acontece, os Devocionais Diários ficam com um texto adaptado que faz sentido, mas, por vezes, soa estranho. Espero que vc tenha conseguido entender a ideia geral, de todo jeito. Abç

    ResponderExcluir
  3. CONCORDO COM A MENSAGEM. BOA EXPLICAÇÃO !!! AMÉN.
    DEUS VOS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  4. Quando diz deixar, é deixar pai e mãe, e quando diz separar, é saber separar o convívio com os outros familiares, priorizar apenas o esposo ou esposa.

    ResponderExcluir
  5. Quando nos asseguramos nossas responsabilidades de esposa e esposo as coisas caminham juntas e sempre estarão em concordância,quando o casal senta e conversa sem um julgar o outro mais conversar em seriedade e apresentar sempre a Deus seu casamento e agir honestamente tudo vai bem,não se preocupem com os defeitos,pois nós somos imperfeitos,amem uns aos outros mesmo com suas diferenças.amen.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela palavra dita, mas não percebi bem a palavra "separar" preciso um bom esclarecimento. Abraço!

    ResponderExcluir