terça-feira, 8 de junho de 2021

Aprendendo a Ouvir

"Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (João 17:17)

Existem diferentes maneiras de ouvir. Podemos ouvir passivamente. Podemos escolher não ouvir nada. Ou podemos ouvir atentamente.

Se você fosse saltar de paraquedas, ouviria com atenção o seu instrutor. Você ouviria quando ele lhe dissesse como usar o paraquedas, onde a corda de proteção está localizada e quando puxá-la. Por quê? Porque a sua vida dependeria disso.

Se você deseja ouvir Deus falar com você por meio da Sua Palavra, tudo se resume em como você ouve. Você precisa ouvir como se a sua vida dependesse disso, porque ela de fato depende.

Se você quer ser um verdadeiro discípulo de Jesus, precisa diminuir o ritmo e aprender a ouvir. Jesus disse: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (João 8:31-32).

Às vezes, esse versículo é tirado do contexto. Ouvimos pessoas usando-o para descrever todos os tipos de supostas verdades que desejam passar para outra pessoa. Mas este versículo é muito específico. Não se refere a qualquer verdade; esta é uma verdade específica e absoluta encontrada exclusivamente nas páginas das Escrituras. O contexto é ler, estudar, conhecer e viver as Escrituras. Essa verdade nos libertará.

A verdade que encontramos na Bíblia é a única verdade absoluta. Jesus orou: “A tua palavra é a verdade” (João 17:17) e disse “Eu sou o caminho, a verdade e a vida [...]” (João 14:6). Essa é a única verdade absoluta da qual podemos ter certeza. E quando entendemos o que Deus diz em Sua Palavra, isso nos liberta.

Se você quer ser um discípulo de Jesus, então deve ler, estudar e viver cuidadosamente de acordo com a Palavra de Deus.

5 comentários: