terça-feira, 11 de maio de 2021

Vivendo no Marasmo e na Depressão

"Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos" (Filipenses 2:3)

Talvez você se encontre um pouco deprimido hoje. Entendo que existe depressão clínica, mas não é desta que estou falando. Falo daqueles que podem estar se sentindo no fundo do poço. Você pode estar vivendo num marasmo mesmo estando bem de saúde, tendo o que comer e o que vestir e um teto pra morar. Talvez você esteja deprimido por saber que outra pessoa está melhor — ou talvez muito melhor — que você. Se assim for, tenho uma solução de 10 passos para a sua depressão.

Passo 1: Faça algo para alguém que tenha necessidades maiores que as suas.

Passo 2: Repita o passo número 1 nove vezes.

Não só Deus nos disse que "há maior felicidade em dar do que em receber" (Atos 20:35). Também  há pesquisas científicas que mostram isso. Sabe-se que o trabalho voluntário eleva o humor para a maioria das pessoas. Este fenômeno foi apelidado de "barato do doador". Foi avaliado biologicamente em estudos de imagem cerebral e examinado em pesquisas sobre endorfinas.

Nunca experimentei o "barato da corrida", mas conheço bem o "barato da doação". Se alguém perguntar o que você faz nos fins de semana, pode dizer: "Fico 'chapado'!" O quê? "Sim, na igreja, servindo ao Senhor e servindo aos outros!" Provérbios 11:25 diz que "o generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá."

Quando tiramos os olhos de nós mesmos, colocamos as coisas em perspectiva. Como pastor, faço visitas em hospitais. Posso ter um resfriado e pensar: "pobre de mim", e então ir visitar alguém que está numa condição bem crítica. Saio do hospital agradecendo a Deus por poder caminhar com as minhas próprias pernas.

A Bíblia nos diz "nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos" (Filipenses 2:3). Em outras palavras, nunca deixe o egoísmo ou a arrogância se tornarem a sua motivação.

A maioria das brigas e conflitos que temos na vida ocorre porque o nosso ego está sendo ameaçado, desafiado ou ignorado. Tudo gira em torno de nós mesmos. Como Tiago 4:1 pergunta: "De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?" Não é verdade? Queremos tudo do nosso jeito, desde que nascemos. A Bíblia diz: "pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" (Romanos 3:23). Não há como contornar isso: somos todos naturalmente egoístas.

Você conhece alguém que está passando necessidade agora? Alguém que você possa contatar? Alguém que esteja sofrendo? Se você esperar para sentir amor pelas pessoas, você nunca vai fazer nada por elas. Se esperar até que sinta vontade de reatar um relacionamento, isso nunca vai acontecer. Você vai fazer isso por fé e por obediência? Se quiser, então pode viver uma vida de contentamento. Mas se você andar por aí vivendo para se auto realizar, então terá uma vida desgraçada. Se você se lembrar que seu propósito na Terra é glorificar a Deus e amar os outros, você encontrará a realização pessoal que sempre quis. E encontrará também a felicidade.

9 comentários:

  1. Q maravilha de Palavra...o Senhor o abencoe

    ResponderExcluir
  2. SIM. DEVEMOS GLORIFICAR A DEUS, E AMAR OS OUTROS !!! AMÉN.
    DEUS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  3. Amém se todos q conhece a palavra passar a palavra para o próximo e todos viver de acordo com a palavra em comunhão com Deus

    ResponderExcluir
  4. Palavra maravilhosa,Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  5. Eita eita eita Glória a Deus aleluia essas palavras são poderosas e verdadeiras Glória a Deus aleluia amém.

    ResponderExcluir
  6. Deus acima de tudo e nos submissos a Deus palavra chave joelho no chão biblia na mao e muita oração Bispo Emerson

    ResponderExcluir
  7. Amém! Que Deus mim ajude a amar e ajudar aos outros.

    ResponderExcluir
  8. Amem,devemos pautar pelo barato da doacao,e nos amarmos uns aos outros.

    ResponderExcluir