segunda-feira, 10 de maio de 2021

Quem Foi Perdoado Deve Perdoar

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9)

Uma professora de escola dominical falava à turma dela sobre o perdão. Questionou aos alunos o que a pessoa tem que fazer para receber o perdão de Deus. Houve um instante de silêncio e aí um menininho ergueu a mão e disse: "Tem que pecar".

É verdade. Tem que pecar. E todos nós cumprimos esse requisito. Pecamos com mais frequência do que imaginamos. Então, bem, temos que pedir a Deus que nos perdoe. A maioria dos cristãos compreende que Deus nos dá por graça o Seu perdão, embora não o mereçamos. Ele nos diz que "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).

Isso é fantástico. Entendemos na maior parte. Mas aí é que complica para alguns. Quem foi perdoado deve perdoar. Recebemos o perdão de Deus, portanto devemos estender o mesmo perdão aos outros — especialmente aos que nos fizerem mal.

Como C. S. Lewis escreveu: "todo mundo acha o perdão uma ideia linda enquanto não tem nada para perdoar." Não é verdade? Perdoar é ótimo na teoria, porém muito mais difícil na prática.

Li a respeito de um estudo sobre o perdão. Mostrou que 75% dos entrevistados acreditavam que Deus tinha perdoado os seus pecados, mas que só 52% deles tinham perdoado os outros. Eis um problema.

As Escrituras dizem que, se Deus nos perdoou, então devemos perdoar os outros. A vida é cheia de mágoa e decepção. Há pessoas que nos magoam, mas também há pessoas que nós magoamos. Precisamos aprender a pedir perdão e precisamos aprender a perdoar.

Alguém dirá: "Espere aí, Greg. Você não sabe o que me fizeram. Você não sabe o que passei na vida. Foi imperdoável."

Não, não sei. Mas é o que diz a Bíblia. E eis o principal motivo pelo qual devemos perdoar quem nos magoou: Deus mandou. Não acho que precisemos de nenhum outro motivo, embora haja alguns outros.

A Bíblia nos diz: "Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo" (Efésios 4:32) e "Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou" (Colossenses 3:13).

Deixar de perdoar os outros também pode levar a sua vida de oração a uma súbita parada. Jesus disse: "E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados" (Marcos 11:25).

O resumo é que quem foi perdoado deve perdoar.

5 comentários:

  1. SIM. DEVEMOS PERDOAR ´´ SEMPRE ´´ UNS AOS OUTROS. AMÉN.
    DEUS VOS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  2. É difícil conceder o Perdão a alguém mais é necessário para q nossos pecados
    Também sejam perdoados por Deus.

    ResponderExcluir
  3. Tenho pedido o senhor pra me ajuda perdoa o filho e a nora do meu esposo,pq Deus quer eu os perdoei,mais lembra do que aconteceu é percebo que ainda tem resíduos de mágoas. Falo com Deus todos os dias não sei o que faço.

    ResponderExcluir
  4. Quando vc não perdoa é como se vc bebesse veneno esperando q o outro morra.Quando não perdoamos estamos nos colocando no lugar de Deus e por isso q não vamos receber o perdão de Deus.Quer o perdão de Deus! Perdoa!

    ResponderExcluir