quarta-feira, 19 de maio de 2021

Perdendo a Vida Para Salvá-la

"Então Jesus disse aos seus discípulos: 'Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará'" (Mateus 16:24-25)

O que lhe vem à mente quando você vê uma cruz? Talvez você pense nela como o símbolo da igreja ou do cristianismo. Para muitos, a cruz é um acessório de moda ou mesmo uma tatuagem. A igreja primitiva, porém, não usava a cruz como símbolo: ela usava um peixe. A igreja primitiva não vestia cruzes; ela morria em cruzes. A cruz era uma imagem chocante e perturbadora.

No primeiro século, quem vivia em qualquer área ocupada pelos romanos sabia das cruzes, pois os romanos tinham uma preferência por crucificar pessoas. A crucificação não era um modo eficiente de executar alguém. Havia modos mais eficazes. Os romanos usavam a cruz como instrumento de tortura. Eles a usavam para infligir o máximo de dor. Crucificavam pessoas e punham-nas em exibição pública para servir de alerta a qualquer um que se atrevesse a desafiar o poder de Roma.

Foi por isso que Jesus disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" (Mateus 16:24). Era um jeito alarmante de falar. E significava uma coisa: morte. Isso não soa nada atraente. Você logo se imagina vivendo uma vida desgraçada e de sacrifício — uma vida infeliz.

Mas Jesus prosseguiu dizendo: "Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará" (versículo 25). O fato é que quando você realmente toma a sua cruz, você experimenta vida.

O objetivo não é aprender a amar a si mesmo; é negar a si mesmo. Se você realmente quer se encontrar, tem de perder a si mesmo. E como perder a si mesmo? Tomando a cruz e seguindo-O.

4 comentários:

  1. EXCELENTE MENSAGEM DE ENSINAMENTO !!! AMÉN.
    DEUS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  2. Palavra verdadeira que passamos ser obedientes a palavra de Deus e viver realmente o que pregamos.
    Amém

    ResponderExcluir
  3. Que venhamos viver a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  4. Muito maravilhosa esta palavras de Deus para nossos corações

    ResponderExcluir