sexta-feira, 21 de maio de 2021

Curioso, Convencido ou Comprometido?

"Este sinal miraculoso, em Caná da Galileia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele" (João 2:11)

Quando Cristo andou em nosso planeta, Ele passou muito tempo com doze discípulos escolhidos a dedo. Em Mateus 5:1-2, lemos: “E vendo as multidões, subiu a um monte e, estando sentado, os seus discípulos aproximaram-se dele. Então, Ele abriu a boca e os ensinou.” Depois disso, veio o Sermão da Montanha, que foi dado aos Seus discípulos, que se reuniram ao Seu redor. Jesus reservou tempo para os seus discípulos. Ele passou um bom tempo com eles.

A palavra discípulo significa "aprendiz". Se você for um discípulo de Jesus, então será um aprendiz. Você será alguém que ouve e processa. Esses discípulos ouviram Jesus e O seguiram.

Dwight Pentecost usou três palavras para descrever as diferentes fases em que as pessoas estão espiritualmente: curioso, convencido e comprometido.

Durante o ministério terreno de Jesus, Ele teve muitas pessoas curiosas reunidas ao Seu redor, especialmente quando realizou um milagre como a multiplicação dos pães e peixes. Um almoço grátis, por assim dizer. Jesus iria aparecer e as multidões iriam aparecer. Eles O ouviram, mas não foram impactados, na maior parte.

Depois, há os convencidos. Essas pessoas não são afetadas pessoalmente pelo que ouvem, mas dão consentimento intelectual a isso, o que é um passo importante. Por exemplo, lemos que o primeiro milagre que Jesus fez foi transformar água em vinho em Caná da Galileia. João 2:11 nos diz: “Este sinal miraculoso, em Caná da Galileia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.” Os discípulos passaram de curiosos a convencidos. Eles estavam tão convencidos que passaram a segui-Lo. Mas a partir daquele ponto, após aquele milagre, eles passaram de convencidos a comprometidos.

Qual dessas categorias melhor descreve você? Você passou de curioso a comprometido?

4 comentários: