quinta-feira, 1 de abril de 2021

O Que Nos Torna Um Discípulo?

"Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: 'Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos'" (João 8:31)

O que é um discípulo? Numa definição técnica, um discípulo é um ouvinte, um aprendiz, alguém que escuta.

Mas há diferença entre um aluno e um discípulo. Por exemplo, digamos que você esteja na educação infantil, no ensino fundamental ou no ensino médio. Você é um aluno. Você está lá porque precisa. Não tem opção.

Aí você fica mais velho e decide ir para a faculdade. Escolhe o curso. Tem muito interesse num assunto e quer aprender tudo o que haja para aprender. Você passa de aluno a discípulo por querer ir para a aula agora. Quer informação. Dedica tempo a ser aluno de quem saiba mais do assunto que você.

Apliquemos isso à vida cristã. Você é discípulo ou é aluno a contragosto? Se você trata o culto como estar em sala de aula e não quer de fato estar lá, então não aproveita muito. Você precisa ir como discípulo, como aprendiz, como alguém que deseje aprender.

Jesus disse: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos" (João 8:31).

Na Bíblia, a ideia de discípulo é a de alguém que ouça uma pessoa que tenha pleno conhecimento. Esse ouvinte retém cada palavra, nota cada variação da voz, absorve cada detalhe. Não se enfastia. É atenção com intenção.

É por isso que Jesus muitas vezes disse: "Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça!" Noutras palavras: "Prestem atenção ao que digo."

Nem se discute que precisamos de pregação e de ensino santificados. Mas também há necessidade de audição santificada.

5 comentários:

  1. DEVEMOS SER BONS DISCÍPULOS !!! AMÉN.
    DEUS VOA ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus que sou discípulo de Jesus, que lição maravilhosa, eu estava perdendo aparte de hoje não perderei mais amém, Deus continue abençoando sua vida..

    ResponderExcluir
  3. Estou começando a aprender.
    Quero ser um discípulo.

    ResponderExcluir
  4. Deus continue abençoando vocês

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, creio eu que sou um discípulo, de Jesus Cristo, pelo fato de que, Ele me aceitou em Dezembro de 1990, e até hoje, ouço seus conselhos, e transmito para outros, os conhecimentos que adquiro da sua Palavra.

    ResponderExcluir