sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Um Líder Impopular

"E o Senhor disse a Gideão: 'Você tem gente demais, para eu entregar Midiã nas suas mãos. A fim de que Israel não se orgulhe contra mim, dizendo que a sua própria força o libertou..." (Juízes 7:2)

Os israelitas viviam com medo de seus inimigos, os midianitas. Os midianitas eram tão numerosos que são descritos na Bíblia como “enxame de gafanhotos” (Juízes 6:5). Eles estavam por toda parte, e os filhos de Israel estavam em grande desvantagem numérica.

Eles precisavam derrotar os midianitas, mas precisavam de alguém para liderá-los. Então Deus encontrou um homem chamado Gideão. Quando Gideão aparece pela primeira vez em Juízes 6, ele estava se escondendo de seus inimigos, debulhando trigo. Então um anjo do Senhor apareceu a Gideão e disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro!" (versículo 12).

Posso imaginar Gideão olhando em volta e dizendo: “Oi? Você está falando comigo?" Se havia algo que Gideão não era naquele momento, era um poderoso guerreiro. Mas, por meio de uma série de eventos na vida de Gideão, ele se transformou e se tornou um homem de grande coragem. Ele convocou o povo para a batalha contra os midianitas.

Então um dia o Senhor veio a Gideão e lhe deu uma mensagem que tenho certeza que ele não gostou de ouvir. A mensagem era que o seu exército era muito grande. Talvez Gideão tenha dito: “Você está brincando! Muito grande? Já estamos em menor número e o Senhor diz que somos muito numerosos?!”

Mas Deus não estava brincando. O Seu plano era que ninguém pudesse dizer depois que eles haviam derrotado os midianitas com suas próprias forças. Então, Ele deu a Gideão um teste para os homens que os fez diminuir para apenas 300. E com 300 homens, Deus derrotou os midianitas.

Veja, os nossos números não precisam ser grandes. Deus pode fazer muito com pouco. E Deus pode usar pessoas pequenas para fazer grandes coisas. Você nunca é pequeno demais para Deus poder lhe usar; mas, se confiar muito em si mesmo, pode ser é grande demais.

4 comentários:

  1. SIM. DEUS PODE USAR COISAS OU PESSOAS PEQUENAS, PARA FAZER GRANDES COISAS . AMÉN.
    DEUS VOS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  2. A proporção de DEUS não é com a quantidade, e sim com a qualidade que tem.. pois muitos são chamados, mas são poucos os escolhidos.

    ResponderExcluir
  3. Hoje essa palavra falou muito comigo deus seja louvado

    ResponderExcluir