quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

O Que Faz Um Herói?

"O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: 'Achamos o Messias' (isto é, o Cristo). E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: 'Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas' (que significa Pedro)" (João 1:41-42)

Ouvimos muito a palavra herói em nossa cultura, mas realmente sabemos o que ela significa? Parece que temos muitas celebridades, mas poucos heróis. O historiador Daniel Boorstin comparou os dois termos desta forma: “Celebridades são pessoas que fazem notícias, mas heróis são pessoas que fazem história. O tempo forma heróis, mas dissolve celebridades.”

Um herói é alguém que faz algo altruísta, algo sacrificial. Um herói é alguém que coloca as necessidades de outra pessoa acima das suas. Às vezes, os heróis são conhecidos por suas realizações, e às vezes os chamamos de heróis depois que morrem. Nesse caso, às vezes os chamamos de heróis não reconhecidos, porque não percebemos o quanto eram heroicos em seu tempo.

Um herói anônimo do Novo Testamento é André, irmão de Pedro. André não teve muita tinta no Novo Testamento, mas o que lemos sobre ele é significativo. André é conhecido principalmente como o cara que trouxe outras pessoas a Jesus. Na verdade, quando descobriu que Jesus era o tão esperado Messias de Israel, ele foi e encontrou seu irmão e o levou ao Senhor.

Com que facilidade André poderia ter mantido isso para si mesmo e dito: "Não quero que Pedro entre aqui. Ele provavelmente tentaria assumir toda a operação.” Em vez disso, André o levou a Jesus. De fato, toda vez que lemos sobre André, ele está trazendo alguém ao Senhor.

Podemos dizer que André é o padroeiro dos heróis anônimos, o tipo de pessoa que está disposta a fazer o que precisa ser feito e voar sob o radar. Eles só querem que Deus receba a glória. E eis o que precisamos lembrar: Se tivéssemos mais Andrés, provavelmente teríamos mais Simões Pedros.

Um comentário: