sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

A Importância dos Motivos Corretos

"E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo" (Lucas 14:27)

Jesus estava se tornando muito popular em Seu ministério - talvez até demais. As pessoas O seguiam em grande número. As multidões aumentavam diariamente. Mas Jesus olhou para essas pessoas e, sendo Deus, conhecia os seus motivos.

Ele reconheceu que a maioria delas não estava interessada em coisas espirituais. Queriam ficar deslumbradas por alguns milagres. Outras ouviram que Ele alimentava os famintos. Algumas esperavam que Ele derrubasse Roma e estabelecesse o reino de Deus.

As pessoas tinham vários motivos para segui-Lo, mas Ele percebeu que muitas O estavam seguindo pelo motivo errado. Assim, Ele fez uma série de declarações intencionalmente destinadas a diminuir as filas. Ele queria ficar com aqueles que realmente queriam segui-Lo - não seguidores de conveniência, mas discípulos e soldados verdadeiros e comprometidos.

Da mesma forma na igreja hoje, existem muitas pessoas que não estão realmente interessadas no espiritual. Deus deseja que o sigamos pelos motivos certos.

Jesus disse: “E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo. [...] Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:27,33). Aqui Jesus expôs claramente o que é ser Seu discípulo, ser um soldado a Seu serviço.

Deus tem uma matemática própria. Ele subtrai para multiplicar. Às vezes pensamos que mais é sempre melhor. Mas essas palavras de Jesus mostram que Ele está mais interessado na qualidade do que na quantidade. Sim, Ele quer que todos entrem no Reino. Ele quer que todos acreditem. Mas Ele quer que venhamos com os motivos certos, porque um soldado indiferente pode ser mais uma desvantagem do que uma vantagem.

5 comentários: