quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Um Requisito Para a Pregação

"Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor" (Mateus 9:36)

Aonde quer que Jesus fosse em Sua pregação terrena, era cercado de gente puxando e empurrando, sempre querendo algo d'Ele. Queriam curas, como a mulher que tinha gasto todo o seu dinheiro com médicos e continuava doente. Ou Jairo, que foi até o Senhor por causa da filha que havia morrido e queria que Jesus a ressuscitasse dos mortos. Tantos outros queriam um toque do Salvador.

Jesus enxergava suas necessidades mais profundas. Ele via onde é que mais doía nas pessoas. Via por trás da fachada, por trás dos mecanismos de defesa que elas armavam. Via o choro real de seus corações. Ele as via como ovelhas sem pastor, como pessoas desgarradas, cada uma seguindo o próprio caminho. E tinha compaixão por elas.

Se você quiser ser usado por Deus de qualquer modo que seja, tem de desenvolver algo chamado compaixão. Vemos um padrão de compaixão em toda a pregação de Jesus. Vemos isso quando Ele falou com a mulher no poço de Samaria. A Bíblia diz que "Era-lhe necessário passar por Samaria" (João 4:4). Normalmente judeus não iam à Samaria, pois havia um profundo preconceito racial entre samaritanos e judeus que passava de geração a geração. Mas apesar de Sua atribulada agenda e de tudo que Ele tinha para fazer, Jesus sabia que havia uma mulher solitária, desgastada e sofrida que estaria esperando no poço.

Às vezes vemos os descrentes como inimigos. "Olha só esses pecadores. Olha o que eles fazem". Mas vamos nos lembrar uma coisa: Por trás do pecado há uma pessoa vazia, à procura, perdida, mas que Deus ama.

Somos chamados a atrair essas pessoas com a mensagem do evangelho, mas precisamos de compaixão. Jesus tinha compaixão transbordando de Sua vida. E nós?

5 comentários:

  1. SIM. TEMOS QUE TER COMPAIXÃO !!! AMÉN.
    DEUS VOAS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  2. naquele tempo o povo estava sem pastor e andava desgarrada, hoje o povo tem pastor e anda desgarrada, pos não estão olhando pra Jesus

    ResponderExcluir
  3. Eu vejo o amor de Cristo sem acepção de pessoas.e nós as veses queremos escolher a quem fala desse amor.

    ResponderExcluir