segunda-feira, 30 de novembro de 2020

A Principal Forma de Deus Alcançar as Pessoas

"Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração" (Jeremias 29:13)

Cornélio era um centurião que vivia em Cesareia, uma colônia romana em Israel. Um centurião era um oficial romano que comandava um grupo de cem soldados. Apenas alguns homens eram qualificados para isso. O historiador romano Políbio descreveu os centuriões como líderes naturais conhecidos por sua firmeza e confiabilidade no campo de batalha. Cornélio era assim: disciplinado, responsável e corajoso. 

Talvez ele tenha sido ensinado a adorar deuses romanos, que em sua maioria eram deuses da Grécia antes de ser conquistada por Roma; ou a adorar César como deus. Mas por estar perto de judeus, Cornélio deu dinheiro aos pobres e orou ao Deus de Israel. 

Embora não fosse judeu, ele clamou a Deus. E porque Cornélio estava realmente buscando a Deus, o Senhor lhe enviou um anjo. Este anjo o instruiu a chamar Pedro, que veio compartilhar o Evangelho.

Mas por que não foi o anjo quem evangelizou Cornélio? Porque o trabalho dos anjos não é pregar; eles apenas trabalham nos bastidores, ao comando do Senhor.

A principal forma de Deus alcançar as pessoas é através de pessoas. Como Romanos 10:14 diz: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?"

Pedro era o homem que Deus queria usar para falar com Cornélio. Pedro pregou, Cornélio veio à fé em Jesus Cristo, o Espírito Santo foi derramado sobre todos aqueles que ouviram a Pedro, e o Evangelho veio ao mundo gentio.

3 comentários: