quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Quando a Tristeza é Boa

"A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte." (2 Coríntios 7:9)

C. S. Lewis disse: "O arrependimento não é nada agradável. É bem mais difícil que simplesmente engolir um sapo. Significa desaprender toda a presunção e a obediência à vontade própria que nos foram fixadas por milhares de anos."

Lemos sobre pessoas na Bíblia que lamentaram, mas que não se arrependeram. Por exemplo, um Faraó endurecido admitiu o seu pecado. Em Êxodo, lemos: 

"Então o faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse-lhes: 'Desta vez eu pequei. O Senhor é justo; eu e o meu povo é que somos culpados" (Êxodo 9:27). Mesmo assim, o Faraó continuou a pecar deliberadamente contra Deus e contra o Seu povo.

Um insincero rei Saul admitiu o seu pecado, dizendo a Samuel: "Pequei [...] Violei a ordem do Senhor e as instruções que você me deu" (1 Samuel 15:24). Mas isso não impediu Saul de entrar em rota de colisão com julgamento.

O jovem rico veio a Jesus e perguntou como obter a vida eterna. Quando Jesus lhe contou, ele foi embora triste, mas não se arrependeu. Ele não estava disposto a mudar.

Essas pessoas estavam experimentando o que o apóstolo Paulo chamou de "a tristeza segundo o mundo [que] produz morte" (2 Coríntios 7:9). 

Existe uma diferença entre remorso e arrependimento. É importante entender isso. As pessoas lamentam quando os seus pecados as atingem. Elas lamentam quando começam a colher o que plantaram. Mas isso não significa necessariamente que estejam arrependidas.

Se você realmente se arrepender com devoção a Deus, não apenas sentirá remorso pelo que fez, mas também mudará o seu comportamento.

Isso deve ser um aviso para apreciarmos adequadamente a verdade espiritual. Não vamos sentar passivamente e ouvir sem qualquer intenção real de aplicá-la em nossas vidas.

2 comentários:

  1. TEM QUE HAVER ARREPENDIMENTO !!! AMÉN.
    DEUS VOS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  2. Devemos entregar o nosso coração a Jesus Cristo e deixar ele nos esvaziar de toda obra ruim nós dando um novo coração em espírito e verdade aí sim nosso arrependimento será real

    ResponderExcluir