quarta-feira, 12 de agosto de 2020

O Seu Casamento Está Vivo?

"Por isso é que foi dito: 'Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti'. Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios" (Efésios 5:14-15)

Em Efésios 5, Paulo nos diz para acordarmos da preguiça espiritual. Quero hoje aplicar esses versículos especificamente ao casamento.

Você não pode dormir no casamento. Mostre-me um casamento forte, vibrante e próspero, e eu lhe mostrarei um casamento ao qual as pessoas prestam atenção.

É como fazer fogo. Você começa com alguns jornais e gravetos, e então adiciona alguns galhos a ele. Uma vez que o fogo está aceso, você coloca uma tora nele. E outra. Você continua a alimentá-lo com o tempo. Da mesma forma, se um casamento for forte, principalmente durante um longo período de tempo, é porque o marido e a esposa continuam colocando toras no fogo. Eles cultivam o seu romance. Eles fortalecem o seu casamento.

Se você parar de alimentar o fogo, ele começará a enfraquecer. Você deve constantemente prestar a atenção. Você deve ser proativo, não apenas reativo. Quando o marido negligencia o seu papel e a esposa o dela, um problema se transforma em outro e logo fica cada vez pior. Finalmente, atinge um estado de crise.

É melhor se empenhar na "manutenção preventiva" e fortalecer o casamento todos os dias. Os versículos 15 e 16 nos dizem como: "cuidado com a maneira como vocês vivem" e "aproveitando ao máximo cada oportunidade". "Cuidado com a maneira como vocês vivem" transmite a ideia de olhar, examinar e investigar algo com muita atenção. É como a atenção que você daria às palavras de um contrato antes de assiná-lo.

Você está examinando o seu casamento cuidadosamente, prestando a atenção aos detalhes? Você está aproveitando todas as oportunidades para fortalecer o seu casamento? Você está se certificando de fazer tudo o que pode?

Não durma no casamento. Cuide do fogo para mantê-lo vivo e forte.

2 comentários:

  1. SIM. DEVEMOS CUIDAR DO NOSSO CASAMENTO !!! AMÉN.
    DEUS VOS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  2. Eu mesmo já fiz de tudo pra salvar meu casamento , minha esperança está em Deus

    ResponderExcluir