segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Seguindo o Capitão

"Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito [...] Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram." (Lucas 5:9,11)

Pedro era um pescador experiente. Ele sabia tudo sobre peixes. Ele sabia a melhor hora para pescar. Ele sabia o momento certo para puxar as redes. Ele era um especialista. Mas um dia Jesus apareceu e disse: "Vá para onde as águas são mais fundas [...] lancem as redes para a pesca" (Lucas 5:4).

Pedro estava pescando a noite toda sem pegar nada. Imagine você, se você fosse um marinheiro e aparecesse um cara que não fosse marinheiro nem pescador e lhe dissesse o que fazer, você exitaria em acreditar? Pedro era o pescador e Jesus era efetivamente o inexperiente.

Adoro a resposta de Pedro. Ele disse: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes" (versículo 5). A propósito, está implícito na língua original que Pedro estava usando um termo náutico com Jesus, como se dissesse: "Você é o capitão do barco. Você é o almirante aqui. Sob a tua palavra vamos fazê-lo."

Você provavelmente sabe o resto da história. Eles pegaram tanto peixe que o barco começou a afundar sob o peso deles. Pedro ficou impressionado. Jesus tinha invadido o seu mundo de uma maneira que ele pudesse entender. Pedro caiu aos pés de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador" (versículo 8). Em outras palavras, "Não perca o seu tempo comigo! Eu vou te decepcionar.

Mas Jesus lhe disse: "Não tenha medo, de agora em diante você será pescador de homens" (versículo 10).

Você vai deixar Jesus ser o capitão do seu barco? Ele não vai forçar o caminho a bordo. Ele está esperando você convidá-lo.

Um comentário: