terça-feira, 11 de agosto de 2020

Ouvintes Frutíferos

"Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança" (Lucas 8:15)

Uma vez, quando eu estava num voo retornando à Califórnia, o comandante anunciou que teríamos que fazer um pouso de emergência. As comissárias de bordo repassaram o protocolo e eu as ouvi atentamente. Quando descemos, fomos orientados a inclinar-nos para a frente, agarrarmos as pernas e nos prepararmos. Felizmente, pousamos em segurança, e ficou tudo bem.

Quando a sua vida depende de algo, você ouve. É assim que devemos ser ao ouvirmos a Palavra de Deus. Na parábola do semeador, Jesus falou sobre sementes que caíram em boa terra: "Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança" (Lucas 8:15).

Esses são o que eu chamo de ouvintes frutíferos. Tendo ouvido a Palavra de Deus, eles a guardam. O segredo é como a ouvimos. Não é apenas ouvir a Palavra de Deus; é mantê-la presente. Não é algo leve ouvir constantemente as Escrituras pregadas e ensinadas. Jesus disse em Lucas 12:48: "Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido."

É uma ótima coisa ler a Bíblia. É ótimo ler capítulos da Bíblia. Mas prefiro ler oito versículos com compreensão do que oito capítulos sem ela. O Salmo 1 fala sobre aqueles cuja "satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite." A palavra meditar significa "mastigar, contemplar."

Aqueles que ouvem a Palavra de Deus são mais responsáveis ​​do que aqueles que não a ouviram. Deus espera que ajamos de acordo com o que ouvimos. Deus espera que obedeçamos à Sua Palavra, não apenas a ouçamos. Um bom terreno é feito pelo trabalho do Jardineiro e pela nossa cooperação.

Um comentário: