quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Incompatibilidade de Gênios

"Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação" (2 Coríntios 5:18-19)

Sou pastor há mais de 40 anos e já aconselhei muitos casais. Deixem-me dizer o seguinte: a maior parte dos casamentos que vi terminarem não precisariam acabar daquele jeito. Os casais simplesmente não se dispunham a fazer o que a Bíblia diz.

Quando lhes perguntava por que achavam que o casamento não estava dando certo, eles diziam "incompatibilidade de gênios." Se eu ouvir isso mais uma vez, vou arrancar os cabelos que ainda me restam na cabeça!

Incompatibilidade de gênios? Minha mulher e eu temos incompatibilidades há mais de quatro décadas. Por exemplo, ela é ordeira e eu sou desleixado. Ela, às vezes, se atrasa; eu em geral chego cedo. Ela assiste a qualquer coisa na televisão, desde que os atores tenham sotaque britânico. Eu gosto de tiroteio, mistério e ação. Ela é bonita e eu sou gordo. Nossas diferenças são "incompatíveis" e sempre serão.

Como é que justamente aquilo que ajuntou as pessoas agora é supostamente o que as divide? O que provavelmente lhe atraiu ao seu marido ou à sua mulher foi a sua diferença. Talvez você tenha visto algo nele(a) que você não tinha em sua vida. E você gostou daquilo. Agora essa mesma coisa virou um vasto abismo — um problema que vocês dizem não ter solução.

Digo que sempre haverá "incompatibilidade de gênios" no seu casamento. Aceite-as. Perceba que lidar com diferenças é parte de um relacionamento saudável. E empenhe-se em melhorar seu o casamento. Os melhores maridos estarão sempre cientes do fato de que podiam fazer muito mais. E o mesmo vale para as mulheres.

As diferenças não poderem ser compatíveis, não significam que vocês não possam viver bem. De acordo com 2 Coríntios 5, Deus nos concedeu o "ministério da reconciliação." Vamos pô-lo em prática, não apenas em nossas interações com o mundo, mas em nossos casamentos também.

Um comentário:

  1. TODOS SOMOS DIFERENTES, E TEMOS QUE NOS ACEITAR UNS AOS OUTROS !!! AMÉN.
    TENHO 50 ANOS DE CASADA, E TAMBÉM SOMOS DIFERENTES !!! GLÓRIA A DEUS !!!
    DEUS VOS ABENÇOE.

    ResponderExcluir