segunda-feira, 20 de julho de 2020

Um Reavivamento em Nínive

"A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai, com esta ordem: 'Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença'." (Jonas 1:1-2)

Quando Deus disse a Jonas para ir a Nínive e pregar, sua resposta foi praticamente: "De jeito nenhum! Essas pessoas são más. Eu não quero ir.

É verdade que os Ninivitas eram pessoas muito cruéis. Eles eram conhecidos por sua selvageria. Quando conquistavam uma nação, muitas vezes torturavam os seus prisioneiros antes de executá-los e eram conhecidos por queimar meninos e meninas vivos. Torturavam arrancando a pele de seus corpos e deixando-os morrer sob o sol escaldante. Em vez de esconder essa depravação, eles a celebravam e a proclamavam. Chegaram até a construir monumentos para a sua própria crueldade.

Outra razão para a relutância de Jonas foi que Nínive era a capital da Assíria, inimiga de Israel. Jonas, sendo um israelita patriota, deduziu que se ele não fosse pregar aos Ninivitas, Deus os julgaria — o que implicaria em um inimigo a menos para Israel se preocupar.

Mas com um pouco mais de persuasão, Jonas finalmente foi e pregou para os Ninivitas — e isso resultou no maior despertar espiritual em toda a Bíblia.

O povo de Nínive não sabia que seus dias estavam contados. A Assíria era a superpotência da época, tendo dominado por 200 anos. Foram necessários três dias para circular a Nínive metropolitana, que tinha uma população de cerca de um milhão de habitantes. Era uma cidade muito grande para os tempos antigos. Mas não demoraria muito até que Babilônia a ultrapassasse. Deus estava dando a Nínive uma última chance.

Se Deus usou alguém como Jonas para fazer um reavivamento em Nínive, certamente Ele poderia usar alguém como eu ou você para trazer um reavivamento para a nossa nação.

3 comentários:

  1. A LINDA HISTÓRIA DE JONAS !!! AMÉN.
    DEUS VOS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  2. Vamos todos juntos falar da mensagem do Senhor mesmo sabendo que o povo de Deus, vamos passar lutas e tempestades. Mas Deus sempre estará conosco.🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir