segunda-feira, 27 de julho de 2020

Julgamento Cauteloso

"Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos." (João 7:24)

Há alguns anos, eu estava compartilhando o Evangelho e o meu acompanhante era um rapaz mais novo que compartilhava a sua fé pela primeira vez. Estávamos conversando com um motociclista que era um homem grande e musculoso e tinha tatuagens por toda parte. O motociclista nos disse: "Saiam daqui e me deixem em paz." Imediatamente eu disse: "Vamos embora." Mas meu amigo respondeu ao motociclista: "Tudo bem, nós não vamos atirar nossas pérolas aos porcos."

Meu amigo não precisava ter citado este versículo para alguém com quem se está compartilhando o Evangelho, mas ele tinha razão quanto a termos que avaliar e determinar quem são as pessoas que não consideram as coisas de Deus.

Há um lugar para julgar. O julgamento é o exercício do pensamento crítico, e ocasionalmente o julgamento é necessário. João 7:24 nos diz: "Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos." A Bíblia nos disse para julgar, mas devemos julgar pelo que é certo. Não devemos condenar nem criticar. Em vez disso, devemos fazer avaliações. Devemos discernir e expressar nossas opiniões sobre o certo e o errado, a verdade e a mentira, o bem e o mal. De fato, a Bíblia nos diz: "Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo?" (1 Coríntios 6:2).

O extremo oposto de julgar é a ingênua aceitação de qualquer coisa. No Sermão do Monte, Jesus disse: "Não deem o que é sagrado aos cães; nem atirem suas pérolas aos porcos" (Mateus 7:6). Em outras palavras, "não pegue as coisas sagradas de Deus e as ofereça a alguém que não tem interesse nelas." Precisamos fazer as avaliações. Não estamos violando as Escrituras quando as fazemos.

6 comentários:

  1. BOA MENSAGEM DE ENSINAMENTO !!! AMÉN.
    DEUS VOS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  2. Há muitos anos leio estes devocionais. Graça a Deus. Amém

    ResponderExcluir
  3. Há muitos anos leio estes devocionais. Que nunca acabem. Graças a Deus. Amém

    ResponderExcluir
  4. Eu conheci recentemente e comecei a ler diariamente...esta me fazendo muito bem, Deus abençoe

    ResponderExcluir
  5. Sou novo nesse devocional mais tudo que vem da parte De Deus é puro e perfeito Que Deus abençoe sempre a veda de todos amém

    ResponderExcluir
  6. Eduardo Soares da Silva Campos grande MS muito bom esse devocional DEUS ABENÇOE

    ResponderExcluir