terça-feira, 7 de julho de 2020

Diferença Entre Dúvida e Incredulidade

"Os outros discípulos lhe disseram: 'Vimos o Senhor!' Mas ele lhes disse: 'Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei'" (João 20:25)

G. Campbell Morgan disse: "Se você acredita em Deus, às vezes se pergunta por que Ele permite que certas coisas aconteçam. Mas tenha em mente que há uma diferença entre dúvida e incredulidade... Incredulidade é um ato de vontade, enquanto a dúvida nasce de uma mente conturbada e um coração partido."

Acho que às vezes, confundimos dúvida com incredulidade. A dúvida é uma questão de entendimento. Não entendemos o que Deus está fazendo ou por que Ele está fazendo alguma coisa. 

Tomé é conhecido como o "apóstolo incrédulo", porque ele não acreditou nos outros discípulos quando lhe contaram que Cristo apareceu para eles. A resposta de Tomé foi: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei."

Da próxima vez que os discípulos se encontraram, Tomé estava junto. E quem apareceu? O Cristo ressuscitado. Vagamente parafraseado, Ele disse: "Tomé, olha aí meu amigo. Aqui estou eu."

"Disse-lhe Tomé: 'Senhor meu e Deus meu!'" (João 20:28).

Em sua defesa, Tomé não pediu mais do que os outros discípulos haviam vivenciado. Ele não estava disposto a acreditar em algo só porque alguém lhe disse que era verdade. Ele queria saber por si mesmo. Não há nada de errado com isso. Quando confrontado com as evidências, o duvidoso se transforma no crente. Isso é dúvida.

Incredulidade, por outro lado, é uma escolha. O incrédulo diz: "Eu ouço o que você está me dizendo, e escolho não acreditar. Rejeito completamente o que você está dizendo." Incredulidade é uma questão de vontade. É recusar-se a acreditar na Palavra de Deus e obedecer o que Ele nos diz para fazer.

Não é necessariamente ruim ter momentos de dúvida. Às vezes, precisamos passar pelo saguão da dúvida para entrar no santuário da certeza.

6 comentários:

  1. EXCELENTE MENSAGEM DE ENSINAMENTO !!! AMÉN.
    DEUS VOS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  2. Uma mensagem muito edificante,as vezes ficamos em dúvidas sim; más logo o Senhor nos faz algo para montrar que se crermos veremos a Glória de Deus .

    ResponderExcluir
  3. Uma mensagem muito edificante,as vezes ficamos em dúvidas sim,mas o Senhor logo faz algo para mostrar que se crermos veremos a Glória de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom texto me fez pensar sobre o assunto com mais profundidade amem que Deus continue nos abençoando obrigado

    ResponderExcluir
  5. DEUS É BOM!EM TODO O TEMPO AMÉM.

    ResponderExcluir