"Os outros discípulos lhe disseram: 'Vimos o Senhor!' Mas ele lhes disse: 'Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei'" (João 20:25)
G. Campbell Morgan disse: "Se você acredita em Deus, às vezes se pergunta por que Ele permite que certas coisas aconteçam. Mas tenha em mente que há uma diferença entre dúvida e incredulidade... Incredulidade é um ato de vontade, enquanto a dúvida nasce de uma mente conturbada e um coração partido."
Acho que às vezes, confundimos dúvida com incredulidade. A dúvida é uma questão de entendimento. Não entendemos o que Deus está fazendo ou por que Ele está fazendo alguma coisa.
Tomé é conhecido como o "apóstolo incrédulo", porque ele não acreditou nos outros discípulos quando lhe contaram que Cristo apareceu para eles. A resposta de Tomé foi: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei."
Da próxima vez que os discípulos se encontraram, Tomé estava junto. E quem apareceu? O Cristo ressuscitado. Vagamente parafraseado, Ele disse: "Tomé, olha aí meu amigo. Aqui estou eu."
"Disse-lhe Tomé: 'Senhor meu e Deus meu!'" (João 20:28).
Em sua defesa, Tomé não pediu mais do que os outros discípulos haviam vivenciado. Ele não estava disposto a acreditar em algo só porque alguém lhe disse que era verdade. Ele queria saber por si mesmo. Não há nada de errado com isso. Quando confrontado com as evidências, o duvidoso se transforma no crente. Isso é dúvida.
Incredulidade, por outro lado, é uma escolha. O incrédulo diz: "Eu ouço o que você está me dizendo, e escolho não acreditar. Rejeito completamente o que você está dizendo." Incredulidade é uma questão de vontade. É recusar-se a acreditar na Palavra de Deus e obedecer o que Ele nos diz para fazer.
Não é necessariamente ruim ter momentos de dúvida. Às vezes, precisamos passar pelo saguão da dúvida para entrar no santuário da certeza.
EXCELENTE MENSAGEM DE ENSINAMENTO !!! AMÉN.
ResponderExcluirDEUS VOS ABENÇOE.
Uma mensagem muito edificante,as vezes ficamos em dúvidas sim; más logo o Senhor nos faz algo para montrar que se crermos veremos a Glória de Deus .
ResponderExcluirUma mensagem muito edificante,as vezes ficamos em dúvidas sim,mas o Senhor logo faz algo para mostrar que se crermos veremos a Glória de Deus.
ResponderExcluirMuito bom texto me fez pensar sobre o assunto com mais profundidade amem que Deus continue nos abençoando obrigado
ResponderExcluirDEUS É BOM!EM TODO O TEMPO AMÉM.
ResponderExcluirAmém 🙏
ResponderExcluir