quinta-feira, 5 de março de 2020

Não Desperdice a Sua Juventude

"Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: 'Não tenho satisfação neles.'" (Eclesiastes 12:1)

Eu me comprometi com Cristo aos 17 anos. Naquela época senti como se já tivesse vivido uma vida inteira, por causa do alcoolismo da minha mãe e dos vários divórcios dela, e por causa da minha própria experiência com álcool e outras drogas. Eu estava pronto para uma mudança radical.

A consequência da minha decisão foi que deixei de lado diversos hábitos e abandonei praticamente todos os meus supostos amigos. Eu não queria mais estar naquele ambiente. Precisava de um recomeço na vida. Comprometi-me a estudar a Bíblia, fazer parte da igreja e a crescer espiritualmente. Abri mão de momentos divertidos, mas me diverti muito mais como seguidor de Jesus. Não me arrependo das minhas escolhas.

De vez em quando me deparo com um velho amigo do colégio. É realmente triste ver alguém que pensa estar vivendo ainda na fase escolar quando na verdade já está com 60 anos de idade, e não consegue mudar. Eles ainda estão vivendo essa vida (ou pelo menos tentando vivê-la). Alguns deles estão em seu segundo, terceiro, ou até quarto casamento. Ou talvez, o consumo abusivo de substâncias tenha deixado marcas profundas. Eu olho para eles e penso: Por que você escolheu viver assim?

Salomão, no final de Eclesiastes, chegou a uma conclusão clara. Entre outras coisas, ele lamentou profundamente desperdiçar a sua juventude e não queria que os outros cometessem o mesmo erro. Ele escreveu: "Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: 'Não tenho satisfação neles.'" (Eclesiastes 12:1).

A juventude é um momento tão importante. É lá que você define o curso da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário