segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

O Sábio Tolo

"Tenho visto tudo o que é feito debaixo do sol; tudo é inútil, é correr atrás do vento!" (Eclesiastes 1:14)

Quando Salomão decidiu pesquisar sobre o comportamento humano, ele procurou a melhor educação disponível na época. No entanto, apesar dessa educação fantástica, ainda havia um vazio em sua vida. Ele escreveu: "Assim eu me esforcei para compreender a sabedoria, bem como a loucura e a insensatez, mas aprendi que isso também é correr atrás do vento" (Eclesiastes 1:17). Salomão buscou sabedoria sem Deus, e isso o deixou vazio.

Logo Salomão abandonou a vida acadêmica e decidiu apenas festejar. E concluiu: "Concluí que o rir é loucura, e a alegria de nada vale" (Eclesiastes 2:2). Em seguida Salomão tornou-se um conhecedor de vinhos e experimentou todo tipo de bebida alcoólica. Mas ele viu como isso também era inútil.

Então Salomão teve outra ideia. Com recursos ilimitados à sua disposição, ele decidiu construir os palácios mais legais e as casas mais luxuosas já vistas. Mas novamente ele experimentou o vazio.

Como Salomão, muitas pessoas hoje em dia acham que Deus não sabe do que está falando. E por isso acabam aprendendo tudo da maneira mais difícil. Quantas pessoas terão que cometer esse mesmo erro? Quantos casamentos a mais serão ainda destruídos? Quantos filhos mais serão privados de ambos os pais? Quantas vidas serão destruídas pelo abuso de álcool e drogas? Quantas pessoas escolherão simplesmente perseguir coisas materiais sem nunca pensar nos outros?

O livro de Eclesiastes é o relato de como Salomão se autodestruiu e aprendeu tudo da maneira mais difícil. Não desperdice a sua vida sendo um sábio tolo, como ele foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário