terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

O Conselho de Um Rei

"Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem." (Eclesiastes 12:13)

Antes de Salomão ser proclamado rei, seu pai lhe disse: "E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará; mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre" (1 Cronicas 28:9).

Davi estava dizendo: "Meu filho, me ouça. Eu conheço um pouco de como a vida funciona. Eu cometi meus erros, mas também segui ao Senhor e O servi. Você precisa servir a Deus de todo o seu coração. Você não pode viver à sombra da minha fé. Você precisa de sua própria fé."

Inicialmente Salomão seguiu o conselho de Davi. Seu coração não estava inicialmente dividido. Mas então ele começou a se abrir para coisas que não lhe convinham. As coisas foram de mal a pior. Ele iniciou um projeto para conhecer um pouco do que o mundo tinham para lhe oferecer. Salomão fez tudo e experimentou de tudo. No final, essa foi a sua conclusão: "Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem" (Eclesiastes 12:13).

A palavra para medo que Salomão utilizou poderia ser traduzida como "reverência", "respeito" ou "temor". Deus é o Criador do universo. Ele é santo e justo. Temê-Lo significa reverenciá-lo. É um respeito saudável. Salomão estava dizendo: "Reverencie a Deus. Cumpra os Seus mandamentos".

Os mandamentos de Deus são como muretas de proteção na estrada da vida, que nos previnem do perigo. Quando Salomão disse: "Isso é o essencial para o homem", ele estava dizendo "Isso é o que torna o homem íntegro." Se você quiser ser uma pessoa íntegra, você precisa temer a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário