terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Um "Homem Valoroso"

"Ah, Senhor", Gideão respondeu, "se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito?’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã" (Juízes 6:13)

Uma mãe estava lendo histórias da Bíblia para a sua filhinha, contando tudo sobre os seus grandes heróis como Moisés, Josué, Daniel, Ester e Débora.

A garotinha olhou para cima e disse: "Quer saber, mãe? Deus era muito mais emocionante naquela época."

Podemos nos sentir assim também, às vezes. Ouvimos como as coisas eram e pensamos: Não é mais assim. Eu gostaria que fosse assim novamente. Foi assim que Gideão se sentiu. Ele ouviu falar dos dias em que Deus estava governando, protegendo e provendo coisas grandiosas para Israel. Em Juízes 6, encontramos ele tentando preparar a pequena quantidade de trigo que havia escondido atrás das paredes de um pequeno lagar. Gideão estava com fome, sofrendo, humilhado e com medo, como todo o resto de Israel.

Então a Bíblia nos diz que "o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: 'O Senhor está com você, poderoso guerreiro'" (Juízes 6:12).

Surpreendentemente, Gideão começou a questioná-lo: "Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas." (Juízes 6:13).

Deus poderia ter repreendido Gideão. Afinal, os israelitas estavam nessa situação por causa de sua desobediência. Em vez disso, Deus disse: "Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?" (Juízes 6:14).

Veja bem, Deus viu Gideão como ele poderia se tornar: um "homem valente" - e Deus o deixaria viver de acordo com esse título. O que Deus está te chamando, para fazer por Ele hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário