quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Três Passos Para Cair

"Mas os israelitas foram infiéis com relação às coisas consagradas. Acã, filho de Carmi, filho de Zinri, filho de Zerá, da tribo de Judá, apossou-se de algumas delas. E a ira do Senhor acendeu-se contra Israel." (Josué 7:1)

Só consigo me lembrar de algumas poucas vezes em quatro décadas de ministério de quando alguém voluntariamente veio à frente e disse que havia feito algo errado. As pessoas normalmente só fazem isso quando são descobertas.

Esse foi o caso de Acã. Existia pecado no acampamento dos Israelitas, e ele era quem o havia cometido. Deus deu instruções bem claras quando eles foram atacados por Jericó, que "toda a prata, todo o ouro e todos os utensílios de bronze e de ferro são sagrados e pertencem ao Senhor e deverão ser levados para o seu tesouro" (Josué 6:19). Acã pegou algumas dessas coisas para si, e Deus estava totalmente ciente disso.

Ficou provado, sem sombra de dúvida, que Acã era o culpado, a razão da derrota de Israel em Ai. Quando as coisas ficaram mais claras, ele disse: "quando vi entre os despojos uma bela capa feita na Babilônia, dois quilos e quatrocentos gramas de prata e uma barra de ouro de seiscentos gramas, eu os cobicei e me apossei deles. Estão escondidos no chão da minha tenda, com a prata por baixo" (Josué 7:21).

Isso resume: Eu vi... eu quis... eu peguei. É assim que a maioria dos pecados ocorre. Primeiro Acã viu. Não é a primeira olhada que nos coloca em problemas. É sempre a segunda. Então Acã quis, ou cobiçou, quando viu. Cobiça é um desejo intenso de ter algo, não interessa o quanto a quem isso custe. E, por fim, Acã agiu.

A Bíblia diz: "Mas, se vocês não fizerem isso, estarão pecando contra o Senhor; e estejam certos de que vocês não escaparão do pecado que cometeram" (Números 32:23). O pecado encontrou Acã, e irá nos encontrar também. Não é uma questão de SE irá encontrar, e sim de QUANDO.

2 comentários:

  1. Amém isso demonstra que , quem é fiel a Deus tem que fazer uque O Senhor diz por que o pecado parte da desobediência de cada um , eu gostaria tanto de mudar ,ter uma vida santa

    ResponderExcluir
  2. BOA MENSAGEM DE ENSINAMENTO !!! AMÉN.
    DEUS ABENÇOE.

    ResponderExcluir