quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Como Parecer Sábio

"Um dos funcionários respondeu: 'Conheço um dos filhos de Jessé, de Belém, que sabe tocar harpa. É um guerreiro valente, sabe falar bem, tem boa aparência e o Senhor está com ele'." (1 Samuel 16:18)

Quando somos mais jovens, pensamos que sabemos muito mais do que sabemos. E, muitas vezes, deixamos escapar as coisas. Mas, à medida que envelhecemos, normalmente aprendemos a medir nossas palavras. Aprendemos a não dizer sempre o que pensamos. Aprendemos que existem pensamentos internos e externos (algumas pessoas nunca chegam a aprender isso).

É bom ser conhecido como alguém prudente na fala. Foi assim que Davi foi descrito, o que é um pouco incomum para um homem mais jovem. Em 1 Samuel 16:18, lemos: "Um dos funcionários respondeu: 'Conheço um dos filhos de Jessé, de Belém, que sabe tocar harpa. É um guerreiro valente, sabe falar bem, tem boa aparência e o Senhor está com ele'."

Curiosamente, "saber falar bem" significa pesar as coisas na mente e formar um julgamento. É pensar no que você diz antes de dizê-lo.

Quando Jesus foi transfigurado, Moisés e Elias apareceram, conversando com Ele. Pedro, que estava lá com Tiago e João, deixou escapar: "Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias" (Marcos 9:5). O próximo versículo nos dá uma visão: "Ele não sabia o que dizer, pois estavam apavorados" (versículo 6).

Você já disse alguma coisa quando não sabia o que dizer e acabou dizendo a coisa mais lamentável possível?

Um velho provérbio diz que é melhor ficar calado e ser considerado tolo do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas. Às vezes, quando você não diz nada, as pessoas podem pensar que você é muito sábio. Deixe-as pensar isso.

Um comentário: