terça-feira, 3 de dezembro de 2019

O Problema da Autoconfiança

"O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda" (Provérbios 16:18)

A autoconfiança está na base de muitos pecados que as pessoas cometem. Mas o orgulho precede a queda. Dizemos: "Eu posso lidar com isso. Isso nem é um problema. Eu vou saber quando parar". Mas não funciona dessa maneira.

Esse foi o problema com os israelitas na cidade de Ai (ver Josué 7). Eles tinham autoconfiança. Eles disseram algo como: "Podemos lidar com Ai. Não será um problema."

Isso é frequentemente o que levará a uma queda. Você acha que não vai acontecer com você. Provérbios 16:18 diz: "O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda." 

Se você conhece alguém que caiu em pecado, não seja arrogante, porque você poderia ter feito a mesma coisa. De fato, a Bíblia nos diz: "Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado" (Gálatas 6:1).

Imagine estar com um amigo que de repente tropeçou, caiu e foi ferido. Você o chutaria enquanto ele estava caído? "Idiota! Por que você não olhou direito?" Você o colocaria de pé e o jogaria contra uma parede? Espero que não. Não, você iria se abaixar e gentilmente o colocaria de pé novamente, tirando o pó dele. "Você está bem? Segure no meu ombro. Vou ajudá-lo a andar. Você precisa ver um médico? Você vai ficar bem?"

Você mostra um pouco de compaixão, sabendo que isso poderia ter acontecido com você. Precisamos lembrar disso quando alcançarmos outras pessoas.

A primeira coisa que levou à derrota dos israelitas em Ai foi sua autoconfiança. E a primeira coisa que geralmente leva à nossa derrota espiritual é a nossa autoconfiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário