terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Lidando Com a Inveja no Natal

"O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos." (Provérbios 14:30)

Em me lembro de um Natal de anos atrás. Eu era um garotinho morando num apartamento. Eu tinha um amigo de infância e estávamos mostrando um ao outro os nossos presentes.

Fiquei feliz com o que ganhei de Natal até ver o que ele ganhou. Eu me lembro até hoje. Era um pequeno mergulhador de plástico. Basicamente, ele afundava na piscina e saiam pequenas bolhas. Essa era a tecnologia da década de 1960, bastante fajuta para os padrões de hoje.

Mas eu nunca tinha visto nada assim. Eu pensei que era o brinquedo mais legal de todos os tempos. Era realmente melhor do que o brinquedo que eu tinha ganhado? Não. Mas ele tinha e eu não. Como resultado, eu não estava mais feliz com o que tinha. Parece infantil, eu sei. Mas realmente superamos essa atitude ao crescermos?

Meus vizinhos estão fazendo uma reforma na casa deles. Meu amigo recebeu um aumento. Aquele casal que vejo no Facebook está sempre indo para algum lugar maravilhoso.

Dizem que a inveja lançada sobre outro se volta para si mesma. A única pessoa que você magoa quando permite inveja em seu coração é você mesmo. Odeio dizer isso a você, mas a pessoa que você está invejando provavelmente não tem ideia de como você se sente e provavelmente não se importaria. Sofrer por causa de uma atitude ruim, só tem mesmo a ver com você.

Ouvi falar de um pescador de caranguejo que carregava os caranguejos que pegava num balde aberto. Alguém disse: "Por que você não coloca uma tampa nesse balde? Você não tem medo de que os seus caranguejos saiam?" "Não", ele respondeu. "No momento em que um deles sai, os outros o alcançam e o puxam de volta para baixo."

Não fazemos isso, às vezes? Como você ousa ter sucesso? Como você ousa se sair bem? Volte já aqui com o resto de nós, de onde você não deveria ter saído!

Todos faríamos bem em prestar atenção ao que a Bíblia diz sobre esse tema: "De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos." (1 Timóteo 6:6-8)

O melhor do evangelho, é que ele é para todos. Não precisamos invejar o perdão do próximo, porque Deus nos oferece o nosso!

Um comentário: