sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Tudo Começa Com a Família

"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá." (Êxodo 20:12)

Poucas coisas na vida podem nos trazer tanto prazer ou dor quanto as nossas famílias. Quando as coisas funcionam com a família, é ótimo. Quando as coisas não vão bem, é muito ruim. Os pais têm tensões com os filhos. As crianças têm tensões com os pais. Os maridos com as esposas. Esposas com os maridos. E depois, há ainda os sogros, sogras, cunhados, etc. Famílias são complexas, mas Deus estabeleceu a família.

Nos dez mandamentos, antes que uma palavra seja dita sobre como devemos nos tratar, Deus começa com a família: "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá" (Êxodo 20:12).

Em Gênesis, temos Deus unindo Adão e Eva. Ele começou com a família. Ele criou a família. E Ele - e somente Ele - define a família. Deus ama a família.

Existe apenas uma ilustração que Deus faz para o mundo, para mostrar o Seu amor pela igreja e o amor da igreja por Ele: trata-se do casamento. Ele diz: "Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela" (Efésios 5:25), e "Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor" (versículo 22).

Em outras palavras, Deus está dizendo: "Olhem para este casal cristão bem aqui. Estão vendo como o marido ama a sua esposa? É assim que eu amo esta igreja, Meu povo. Veem como essa esposa ama o seu marido? É assim que a Minha a igreja me ama."

Por isso, quando uma família cristã começa a se desfazer, quando o povo cristão se divorcia, isso é devastador de várias maneiras, tanto para a família quanto para o testemunho de crentes em uma determinada comunidade.

Há um ditado que diz que uma família pode sobreviver sem uma nação, mas uma nação não pode sobreviver sem a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário