quarta-feira, 13 de novembro de 2019

O Que é Cobiçar?

"Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença". (Êxodo 20:17)

"Não cobiçarás" é provavelmente um dos mais incompreendidos dos Dez Mandamentos. A cobiça não é simplesmente desejar algo, tampouco apenas admirar algo que não temos. Cobiçar é ser devorado pelo desejo de algo. E muitas vezes, de algo que não é seu.

A palavra cobiçar também pode ser traduzida como "ofegar por." Pense em um lobo, com desejo de sangue, que está lá fora perseguindo a sua presa, ofegante. Ele não descansará até que pegue a sua presa, mate-a e coma.

É isso que é cobiça. Como funciona? Você se torna obcecado por alguma coisa. Primeiro, os olhos olham para o objeto, a mente o admira e a vontade se volta para ele. Por fim, o corpo se move para possuí-lo. Uma coisa leva a outra.

Judas Iscariotes efetivamente jogou a sua vida fora por trinta moedas de prata quando traiu o Senhor. Somos informados em 1 Timóteo 6:10: "pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos." Esse versículo é frequentemente citado como "O dinheiro é a raiz de todo mal," mas a Bíblia não diz isso. O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Isso não significa que é ruim querer dinheiro, mas torna-se um problema quando cobiçamos ou ofegamos por ele.

Algumas pessoas cobiçam ao longo de toda a vida. Elas ficam obcecadas por certas coisas e fazem qualquer sacrifício para conseguir o que querem. Pode ser uma pessoa. Pode ser um objeto. Pode ser uma posição. Seja o que for, elas estão determinadas a obtê-lo. E isso pode destruí-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário