terça-feira, 19 de novembro de 2019

Lide Rapidamente Com o Pecado

"Um pouco de fermento leveda toda a massa" (Gálatas 5:9)

Israel cometeu um grande pecado. Eles sabiam disso melhor do que ninguém. Foram escolhidos por Deus, povo da aliança. Viram o seu poder demonstrado várias vezes. Eles viram o Mar Vermelho se abrir enquanto passavam e o viram fechar quando o exército egípcio veio atrás deles em perseguição. Eles viram o Maná ser fornecido todas as manhãs. Viram o fogo de Deus durante a noite e Sua nuvem durante o dia. Viram milagre após milagre. Fizeram uma promessa de obedecer a Deus em três ocasiões separadas. Muito havia sido dado a Israel, e muito era esperado de Israel.

Então, quando Israel adorou o bezerro de ouro que Aarão formou com as jóias que o povo voluntariamente lhe deu, esse foi um pecado radical. E seria tratado com severidade. Quando Moisés chegou, ele jogou fora os mandamentos. Pegou o bezerro de ouro, triturou-o até virar pó, colocou na água e depois os fez beber. Então ele deu a ordem para que um número deles fossem mortos por seus pecados (Êxodo 32).

Parece quase injusto que Deus lide tão severamente com essas pessoas. Mas, francamente, Deus não nos deve sequer uma hora do dia, muito menos uma explicação de por que Ele faz ou não faz certas coisas. Ele apenas faz o que vai fazer.

Basicamente, Deus estava dizendo: "Odeio o pecado. Ele não será tolerado. Ele deve ser tratado rapidamente, para que não se espalhe e cause ainda mais dano."

A Bíblia compara o pecado ao fermento, que é colocado no pão para fazê-lo crescer antes de assar. É sempre uma figura do mal na Bíblia. Poderíamos dizer que o pecado é como câncer. Ele precisa ser cortado antes de se tornar metástase, antes de se espalhar pelo corpo todo de alguém. É por isso que o Senhor nos diz para lidarmos rapidamente com o pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário