sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Quando Se é Mais Suscetível

"O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda" (Provérbios 16:18)

Às vezes aqueles que já conhecem o Senhor há um tempo, são mais suscetíveis a cair em pecado do que os fiéis mais recentes. Quando a gente é recém-convertido, tende a saber que é fraco e suscetível. Os recém-convertidos pensam: preciso de ajuda, preciso de oração. Preciso andar com outros cristãos. Preciso da igreja.

Mas quando você conhece o Senhor há dez, vinte, trinta, quarenta anos ou mais, pode pensar que agora está forte. Eu nunca cairia nessa. Como alguém pode cair assim? E, de repente, essa força sem cautelas se torna dupla fraqueza.

Na noite em que foi traído, Jesus disse aos apóstolos: "Ainda esta noite todos vocês me abandonarão. Pois está escrito: ‘Ferirei o pastor e as ovelhas do rebanho serão dispersas’" (Mateus 26:31).

Mas Pedro protestou: "Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei!" (versículo 33).

Jesus lhe disse: "Asseguro-lhe que ainda esta noite, antes que o galo cante, três vezes você me negará" (versículo 34).

Mas Pedro disse: "Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei" (versículo 35). Pedro estava dizendo, em suma: "Senhor, estás enganado. É do Pedrão aqui que estamos falando. Eu jamais cairia."

A Bília diz: "o orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda." Não diga que você jamais cairia. E nunca afirme: "Posso falhar em algumas áreas, mas nessa outra, jamais." Você pode falhar nessa outra também. Qualquer um de nós pode cair em pecado a qualquer momento. É por isso que jamais podemos nos acomodar nem imaginar que estamos por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário