quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Novas a Cada Manhã

"Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!" (Lamentações 3:22-23)

De vez em quando encontro pessoas "das antigas". Normalmente começamos a conversar e elas dizem: "Lembra daquela época? Como era legal, né?"

"Sim, realmente era legal. Mas então, você tem se reunido com quais irmãos de fé atualmente?"

Algumas vezes elas dizem que na verdade não têm se reunido. O que estão é apenas vivendo os dias, como "nas antigas". Mas nunca passam a viver os dias de agora. Ou seja, tudo continua na mesma.

Para algumas pessoas, tudo se resume ao que Deus fez há 20 ou 30 anos. Eu estou mais interessado no que Deus faz hoje. E quero ver o que Ele irá fazer amanhã. O passado é interessante para mim só até o ponto onde posso aprender com ele. Não quero repetir os mesmos erros. Consigo me lembrar, claro, de grandes coisas que Deus fez, e oro para que Ele as faça novamente.

Há momentos para lembrarmos de fatos, mas não nos atentemos somente às vitórias do passado, as quais podem nos tirar o foco de fazer o que Deus quer que façamos hoje. A Bíblia diz que "as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã" (Lamentações 3:23)

É por isso que Paulo disse "esquecendo-me das coisas que ficaram para trás..." (Filipenses 3:13). Se tinha alguém que poderia se gloriar de seus feitos e sua história, esse alguém era Paulo. Ele tinha um pedigree de respeito. E se tinha alguém que poderia ser condenado por seu passado, esse alguém também era Paulo. Antes dele se tornar o grande apóstolo, ele era o notório Saulo de Tarso, o assassino de Cristãos. Mas ele não iria se permitir entrar em distração por suas vitórias passadas ou se remoer em seus pecados de anos atrás. E nós também não deveríamos.

Deus quer fazer novas obras em nossas vidas hoje. E quer fazer outras novas amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário